SINOPSE: evandro nunes, Denilson Tourinho e Nívea Sabino refletem sobre representatividade e criação artística contemporânea. O encontro discute a presença de artistas negros em diferentes linguagens e os processos de afirmação política e estética que atravessam suas obras.
LOCAL: FUNARTE – Galpão 5
CLASSIFICAÇÃO: Livre
MINI BIOS:

DENILSON TOURINHO
Artista, mestre e doutorando em Educação pela UFMG. Fez o curso de extensão em Africanidades pela Universidade de Brasília. Idealizador e coordenador do Prêmio Leda Maria Martins. Organizador e um dos autores do livro "Caderno Espiralar – Volume Prêmio Leda Maria Martins", publicado pela Mazza Edições, em 2022. Prestou consultoria para a Ocupação Leda Maria Martins do Itaú Cultural, em 2024. Foi curador e coordenador de ações formativas do Festival de Arte Negra (FAN-BH), respectivamente, em 2015 e 2021. Compôs o júri de edições do Prêmio Solano Trindade de Dramaturgia Negra, promovido pela SP Escola de Teatro. Foi contemplado com o Troféu Mês da Consciência Negra da Prefeitura de Contagem (MG) e o 2º Prêmio Educar para a Igualdade Racial, em São Paulo (SP). Atua em espetáculos com circulação nacional e internacional.

NÍVEA SABINO
Poeta, slammer, performer e articuladora cultural, Nívea Sabino é natural de Nova Lima (MG), nascida em 1980, autora de "Interiorana", graduada em Comunicação Social com especialização em Juventudes no Mundo Contemporâneo. Reconhecida como uma das principais produtoras de poesia marginal brasileira, sua obra é marcada por uma forte crítica social e uma perspectiva atenta às questões de gênero e raça. Co-idealizadora da RodaBH de Poesia e do I Festival da Voz e Poesia Falada de Belo Horizonte, atuou como articuladora do Sarau dos Vagal e é mulher pioneira nas competições de poesia falada – Slams – em Minas Gerais. É membra fundadora da Academia Nova-limense de Letras. Atualmente, assina o Conselho Editorial da Coleção "Ouvido Falante", da Editora Impressões de Minas, realiza trabalhos em diversas linguagens artísticas e possui a oralidade poética como fundamento de sua escrita.

EVANDRO NUNES
Ator, diretor em Teatro, arte-educador, doutor e mestre em Educação, especialista em Promoção da Igualdade Racial e pedagogo. Pesquisador das Teatralidades Negras. Criador da WebSérie Sofá Azul. Coordenador Artístico Pedagógico do Teatro Negro e Atitude. Correalizador da Parada Negra LGBTQIAPN+ de BH. Integrante da Rede AfroLGBT.