GINGA – FAN 30 Anos e FAN Rotas

Ícone Descrição

Descrição

SINOPSE: Encerrando o ciclo de conversas, o encontro reúne Marcos Cardoso, Rui Moreira e Rosalia Diogo para revisitar os 30 anos do Festival de Arte Negra. A mesa propõe uma reflexão sobre as rotas percorridas, as trajetórias coletivas e os desafios futuros da arte negra em Belo Horizonte.

 

LOCAL: FUNARTE – Galpão 5

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

MINI BIOS:

 

 

ROSALIA DIOGO
Rosalia Diogo é professora, curadora de Artes, curadora do Instituto Cultural Casarão das Artes Negras, diretora de Redação da Revista Canjerê, jornalista e ativista cultural. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Letras/Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Pós-doutora em Antropologia pela Universidade de Barcelona. Foi coordenadora do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, de 2017 a 2024, e professora visitante da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), entre 2024 e 2025.

 

 

MARCOS CARDOSO
Filósofo, mestre em História Social e doutorando em Ciência da Informação pela UFMG. Professor de História da África e pesquisador das culturas negras.

 

 

RUI MOREIRA
Rui Moreira é trabalhador da dança e ativista pelo direito de fruição e amplitude social das artes. Desenvolve investigação gestual focada nas expressões tradicionais patrimoniais, populares e contemporâneas do Brasil, tendo como principal atenção o diálogo envolvendo corpos, culturas e memórias como dispositivo para suas pesquisas criativas. Compôs como bailarino e atuou como criador junto a renomados elencos de companhias de dança nacionais e internacionais. Fundou e dirigiu em Belo Horizonte a Cia. SeráQuê?, a Associação SeráQuê Cultural e criou a Rui Moreira Cia de Danças. É empreendedor de ações focadas na produção e difusão de espetáculos, na promoção de processos de sensibilização e formação em dança, e na produção de seminários reflexivos sobre novos e melhores rumos sociais para a fruição das artes do corpo, com foco em dança. No ano de 2003, iniciou sua trajetória como gestor cultural, curador e diretor artístico de eventos. Realizou junto à Prefeitura de Belo Horizonte cinco edições do FAN BH, considerado o maior festival multiartístico de artes negras da América Latina. Idealizou e realizou os encontros sobre danças negras – Rede Terreiro Contemporâneo de Danças. No campo da educação, como artista convidado, ministrou o módulo Corporeidades Negras na Fundação Educacional de Macaé (RJ) e Performance e Ritual na PUC Minas Gerais. É professor de danças graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Artes por notório saber, titulação outorgada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é diretor do recém-criado Centro de Dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Funarte MG – Galpão 5
Centro-Sul
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar