GINGA – Juventudes e Infâncias

Ícone Descrição

Descrição

SINOPSE: Marcus Carvalho, Fabiana Brasil e Negona Dance abordam a formação de jovens e crianças em contextos periféricos e de acolhimento. A conversa enfatiza o papel da arte, da educação e do afeto como caminhos de construção de identidades positivas e potentes.

 

LOCAL: FUNARTE – Galpão 1

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

MINI BIOS:

 

 

MARCUS CARVALHO
Marcus Carvalho é um artista das encruzilhadas: ator, contador de histórias, músico, dramaturgo, diretor de espetáculos teatrais, arte-educador e palhaço. Nascido em Venda Nova e forjado na pedagogia insurgente do grupo Teatro Negro e Atitude, pesquisa uma teatralidade comprometida com a memória, o empoderamento e a descolonização de corpos negros. Por mais de dez anos, atuou como arte-educador em territórios periféricos. Dirigiu espetáculos dedicados às infâncias negras e, como palhaço, pesquisa um riso antirracista que ocupa hospitais, ruas e palcos, entendendo o humor como força de cura, afeto, proteção e luta.

 

 

NEGONA DANCE
Negona Dance, nome artístico de Welleton Carlos, é referência em dança. Moradora do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, construiu sua trajetória a partir do protagonismo negro, da valorização da cultura periférica e do uso da dança como ferramenta de transformação social e afirmação identitária. Atualmente, é gestora cultural, produtora, coreógrafa, arte-educadora e pesquisadora do corpo periférico, além de cursar Dança na UFMG, onde pesquisa o funk como linguagem estética, política e educacional. É diretora e coreógrafa do Grupo Identidade Oficial e integrante da CIA Favelinha, iniciativas voltadas ao empoderamento da juventude periférica. Atuou na produção do Baile Funk da Serra e de grandes eventos como o Festival de Arte Negra (FAN), Minas Con, Virada Cultural e Disputa Nervosa Nacional, além de ministrar oficinas de dança funk em escolas e projetos sociais.

 

 

FABIANA BRASIL
Fabiana Brasil é atriz, contadora de histórias e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-MG. É graduada em Letras pela UFMG e formada no curso técnico de ator no Teatro Universitário da UFMG. Integra a Cia. Bando de Belo Horizonte, dedicada ao teatro para as infâncias. Sua trajetória, de pesquisas e práticas, segue o percurso da escrita de mulheres negras.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Funarte MG - Galpão 1
Centro-Sul
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar