PARTICIPANTES/ARTISTA: Leda Maria Martins
SINOPSE: Neste encontro, a poeta, dramaturga, ensaísta, professora e intelectual-Rainha Leda Maria Martins compartilha reflexões sobre arte, oralitura, performance e tempo espiralar — conceito que inspira esta edição de 30 anos. A atividade propõe uma escuta atenta sobre os modos de transmissão de saberes e o legado das epistemologias afro-brasileiras.
LOCAL: Teatro Francisco Nunes
CLASSIFICAÇÃO: Livre
MINI BIO:

LEDA MARIA MARTINS
Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte. Poeta, ensaísta, dramaturga e professora, é doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University e formada em Letras pela UFMG. Possui pós-doutorados em Performance Studies pela New York University (NYU) e em Performance e Rito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte. Sua obra já foi tema dos simpósios "Spiraling Time: Intermedial Conversations in Latin American Arts" (Universidade da Califórnia, Berkeley, 2013) e "Leda Maria Martins: Pensamentos e Poéticas" (Universidade de Brasília/Universidade Federal da Bahia/Universidade Federal de Sergipe, 2021, 2022 e 2023). Docente aposentada da UFMG, foi também docente da Universidade Federal de Ouro Preto e Professora Visitante da Tisch School of the Arts e da Universidade Federal Fluminense.
Pela Cobogó publicou "Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela" (2021). Entre outros livros de sua autoria estão "O moderno teatro de Qorpo-Santo" (Ed. UFMG, 1991), "A cena em sombras" (Perspectiva, 1995/2023) e "Afrografias da memória" (Perspectiva e Mazza Edições, 1995/2021), além dos livros de poesia "Cantigas de amares" (publicação independente, 1981) e "Os dias anônimos" (Ed. 7Letras, 1999). Em 2017, em Belo Horizonte (MG), foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, que reconhece e celebra obras cênicas negras de todo o Brasil. Em 2022, Martins recebeu o Prêmio Milu Villela pela Fundação Itaú Cultural. Em 2023, foi outorgada com o Prêmio Mestre em Artes Integradas da Funarte. De 7 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025, foi homenageada com a Ocupação Leda Maria Martins pelo Itaú Cultural, em São Paulo. Ainda em 2025, o livro "Performances do tempo espiralar" foi publicado pela Duke University Press com o título "Performances of Spiral Time".