“Tempo espiralar” - Encontro com com Leda Maria Martins

Ícone Descrição

Descrição

PARTICIPANTES/ARTISTA: Leda Maria Martins

SINOPSE: Neste encontro, a poeta, dramaturga, ensaísta, professora e intelectual-Rainha Leda Maria Martins compartilha reflexões sobre arte, oralitura, performance e tempo espiralar — conceito que inspira esta edição de 30 anos. A atividade propõe uma escuta atenta sobre os modos de transmissão de saberes e o legado das epistemologias afro-brasileiras.

 

LOCAL: Teatro Francisco Nunes

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

MINI BIO:

 

 

LEDA MARIA MARTINS
Leda Maria Martins nasceu no Rio de Janeiro e vive em Belo Horizonte. Poeta, ensaísta, dramaturga e professora, é doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University e formada em Letras pela UFMG. Possui pós-doutorados em Performance Studies pela New York University (NYU) e em Performance e Rito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte. Sua obra já foi tema dos simpósios "Spiraling Time: Intermedial Conversations in Latin American Arts" (Universidade da Califórnia, Berkeley, 2013) e "Leda Maria Martins: Pensamentos e Poéticas" (Universidade de Brasília/Universidade Federal da Bahia/Universidade Federal de Sergipe, 2021, 2022 e 2023). Docente aposentada da UFMG, foi também docente da Universidade Federal de Ouro Preto e Professora Visitante da Tisch School of the Arts e da Universidade Federal Fluminense. 

 

Pela Cobogó publicou "Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela" (2021). Entre outros livros de sua autoria estão "O moderno teatro de Qorpo-Santo" (Ed. UFMG, 1991), "A cena em sombras" (Perspectiva, 1995/2023) e "Afrografias da memória" (Perspectiva e Mazza Edições, 1995/2021), além dos livros de poesia "Cantigas de amares" (publicação independente, 1981) e "Os dias anônimos" (Ed. 7Letras, 1999). Em 2017, em Belo Horizonte (MG), foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, que reconhece e celebra obras cênicas negras de todo o Brasil. Em 2022, Martins recebeu o Prêmio Milu Villela pela Fundação Itaú Cultural. Em 2023, foi outorgada com o Prêmio Mestre em Artes Integradas da Funarte. De 7 de dezembro de 2024 a 30 de março de 2025, foi homenageada com a Ocupação Leda Maria Martins pelo Itaú Cultural, em São Paulo. Ainda em 2025, o livro "Performances do tempo espiralar" foi publicado pela Duke University Press com o título "Performances of Spiral Time".

 

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Teatro Francisco Nunes
Teatro Francisco Nunes
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar