A Avenida Afonso Pena é uma das principais vias de Belo Horizonte. Com cerca de 4,3 km de extensão e 50 metros de largura, tem traçado retilíneo e corta a cidade, ligando a Praça Rio Branco à Praça da Bandeira. Este traçado já constava no plano urbanístico original da capital, elaborado por Aarão Reis, inaugurado em 1897. A via é arborizada, com canteiros e calçadas que abrigam espécies como ipês e fícus. Em alguns trechos, a vegetação oferece sombra. Ao longo da avenida, há vista para a Serra do Curral, que se destaca como marco natural da cidade.
Entre os pontos de referência ao longo da Avenida Afonso Pena, estão o monumento do Pirulito (localizado na Praça Sete, no cruzamento com a Avenida Amazonas), o Cine Brasil, o Edifício Acaiaca, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte, o Automóvel Clube e o Palácio das Artes.
A avenida também passa por praças como a Praça Fuad Noman (entre as ruas da Bahia e dos Tamoios, recentemente revitalizada pela Prefeitura), a Praça Tiradentes (no cruzamento com a Avenida Brasil), e a Praça Milton Campos (no cruzamento com o Contorno).
No bairro Mangabeiras, próximo ao final da via, encontra-se a Praça do Papa, que oferece uma vista ampla para a cidade.
Outra características:
Inserida no Conjunto Urbano Avenida Afonso Pena e Adjacências
Sob consulta.