Estão abertas as inscrições para as oficinas de formação do FIQ BH 2022
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, informa a abertura de inscrições para as oficinas de formação do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte - FIQ BH 2022.
O evento será realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, no Minascentro. A atividade segue os protocolos sanitários vigentes em Belo Horizonte de combate à covid-19.
Serão quatro oficinas gratuitas, voltadas para a formação profissional de artistas e ministradas por convidadas do evento. São elas:
- "Introdução ao jornalismo em quadrinhos", com Carol Ito, apresentando aos participantes os bastidores do jornalismo em quadrinhos, referências contemporâneas e técnicas básicas de apuração, roteiro e quadrinização.
- "Desenho com bico de pena", com Ana Luiza Koehler, abordando a produção de ilustrações e narrativas gráficas usando como técnica principal de ilustração a caneta bico de pena e tinta.
- "Criação de personagens", com IlustraLu, ensinando a construir desde o conceito até o design de personagens complexos, aqueles que poderiam ser alguém que você conhece, ouviu falar, acredita, gosta ou desgosta e, certamente, é quem dá o rumo da história.
- "Palavra, imagem e ação: quadrinhos politizados e a relação palavra-imagem", com Kael Vitorelo, partindo de um repertório diversificado de quadrinhos politizados, para abordar qual a relação palavra-imagem, como explorá-la na linguagem das HQs e como criar seu próprio zine usando essas técnicas.
Cada oficina tem um número máximo limitado de participantes, de forma que a inscrição está sujeita à lotação das vagas. O preenchimento será por ordem de inscrição, sendo necessário o cumprimento dos requisitos básicos de idade e atuação na área.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo preenchimento do formulário on-line disponível neste link até o dia 30/7.
Os selecionados serão acionados por e-mail e devem confirmar sua participação até o dia 2/8.