A Prefeitura de Belo Horizonte realizou o cadastro para trabalhar no Carnaval 2025 vendendo bebidas e acessórios. As inscrições aconteceram exclusivamente pela internet, no site ambulantesbh.com.br, entre os dias 23 e 30 de janeiro, ou até o preenchimento das 14 mil vagas disponíveis.
Nos dias 23 e 24 de janeiro, o cadastro foi exclusivo para caixeiros já cadastrados na Prefeitura e para pessoas com deficiência. O público geral pôde se cadastrar a partir do dia 25 de janeiro, até 30 de janeiro.
Para se cadastrar, era necessário:
✔️ Ter 18 anos ou mais;
✔️ Morar em Belo Horizonte, com comprovação de residência.
💻 Documentos obrigatórios para o cadastro online:
Os inscritos tiveram que enviar uma foto ou fazer o upload (em PDF, JPG ou PNG) de um documento de identificação com foto e um comprovante de residência.
Documentos de identificação aceitos:
📌 Identidade (RG antiga ou nova);
📌 Habilitação (CNH antiga ou nova);
📌 Carteira de Trabalho;
📌 Passaporte;
📌 Carteira de conselho de classe.
Comprovantes de residência aceitos:
📌 Contas de água, luz, telefone ou internet;
📌 Título de Eleitor ou Cartão Único do SUS.
Apenas documentos legíveis foram aceitos.
Para aqueles sem acesso à internet, a Prefeitura disponibilizou 55 Pontos de Inclusão Digital, com os endereços informados no mapa oficial.
Após o cadastro online, os ambulantes precisaram buscar suas credenciais no Expominas (Av. Amazonas, 6.200, Gameleira) entre os dias 11 e 15 de fevereiro, das 8h às 17h.
Na retirada da credencial, os ambulantes precisaram levar:
✔️ Documento com foto (RG ou CNH);
✔️ Número do protocolo gerado no cadastro.
No local, foram distribuídas até 2 mil senhas diárias para atendimento. Além disso, os ambulantes passaram por um treinamento obrigatório antes de receber a credencial e receberam um kit da Ambev, que incluía um catálogo de bebidas, um colete de identificação, um guarda-sol e uma caixa de refrigeração para o trabalho. Também tiveram a oportunidade de comprar alguns produtos da Ambev a preços acessíveis e foram informados sobre pontos específicos para retirada gratuita de gelo.
A credencial foi pessoal e intransferível, garantindo o direito de trabalhar nos blocos de rua entre 15 de fevereiro e 9 de março. No entanto, algumas regras precisam ser seguidas:
🚫 Não é permitido vender comida, bebida fracionada (como copos) ou em recipientes de vidro.
🚫 Não é permitido atuar em eventos privados, mesmo que em ruas públicas.
🚫 Não é permitido permanecer na dispersão após o encerramento dos blocos.