Em 1964, jovens artistas mineiros, entre eles o consagrado Eidi Ribeiro, estrearam o espetáculo “Vestido de Noiva”, montagem que inaugurou o Teatro Marília como um dos mais importantes espaços culturais no circuito nacional, na década de 1960. Escrito em 1943, o texto de Nelson Rodrigues deu início a um processo de modernização do teatro brasileiro, iniciando sua trajetória cênica no Marília.
Após seis décadas, o espetáculo, que permanece atual, reafirmando a atemporalidade da obra de Nelson Rodrigues, volta ao palco ao Teatro Marília, remontado pelo Grupo Oficcina Multimédia, premiado pelo Prêmio APCA-2023 (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Melhor Direção, pelo trabalho da diretora Ione de Medeiros. No palco, seis atores, Camila Felix, Henrique Torres Mourão, Jonnatha Horta Fortes, Júnio de Carvalho, Priscila Natany e Victor Velloso, se revezam nas cenas entre personagens masculinos e femininos, sem distinção de gênero, para contar a história de Alaíde, que, após ser atropelada por um carro, é levada para um hospital, onde, entre a vida e a morte, emergem memórias, desejos e delírios. O inconsciente da personagem é ativado na reconstrução de sua trajetória, enquanto a enigmática Madame Clessi a ajuda a juntar as peças desse quebra-cabeça e a conduz na busca pela reconfiguração de sua própria identidade. As apresentações acontecerão nos dias 26 e 27 de abril, sábado às 20h e domingo às 19h. Os ingressos são gratuitos, retirados no site Sympla e na bilheteria no dia do espetáculo.
Além do espetáculo, o Grupo Oficcina Multimédia assina a instalação “Vestido de Noiva, ontem, hoje e sempre”, montada na vitrine do Teatro Marília, exposta na fachada do espaço. No trabalho, o grupo busca traduzir a essência da dramaturgia do texto escrito por Nelson Rodrigues, por meio de símbolos que conduzem as histórias dramáticas das personagens. A instalação também dialoga com remontagem do espetáculo, reafirmando a linguagem multimeios que marca o trabalho do Grupo Oficcina Multimédia, que completa 45 anos em 2025.
Programação
Vitrine “Vestido de Noiva, ontem, hoje e sempre”
Dia. até o dia 27 de maio
Classificação. Livre
Local. Fachada do Teatro Marília
Espetáculo “Vestido de Noiva”
Dias. 26 e 27 de abril
Horário. Sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Duração. 1h30
Classificação. 14 anos
Acessibilidade. Libras
Gratuito. Ingressos com retirada antecipada no site Sympla ou bilheteria do teatro antes do espetáculo.