
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO REGULAR
DO PROJETO MUSEUS CENTRO
O MHAB, o MIS BH e o MUMO oferecem exposições, atividades educativas e evenntos culturais, promovendo encontros e aprendizado. Todas as atividades são gratuitas, reafirmando o compromisso com o acesso à cultura e a valorização do patrimônio de Belo Horizonte.

O projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, visa fortalecer a integração entre os principais museus da região central. O público é convidado a redescobrir a história da cidade a partir de uma programação que conecta três importantes museus municipais: Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda (MUMO).
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Viaduto das Artes, o projeto promove ações mobilizadoras, culturais e educativas, que ativam o diálogo com os acervos e ampliam a integração entre os espaços e a população.
Ao valorizar a história da cidade, a moda e o audiovisual, o projeto Museus Centro reforça a identidade cultural de Belo Horizonte e o papel dos museus como guardiões da memória coletiva. Com a oferta de atividades variadas para todos os públicos, o projeto promove a diversidade, a inclusão e a reflexão sobre a construção simbólica da capital.

MUSEU HISTÓRICO
ABÍLIO BARRETO
Inaugurado em 1943, o primeiro museu de Belo Horizonte preserva, pesquisa e comunica importantes aspectos da história da cidade. Seu acervo conta com cerca de 80 mil itens, entre objetos, fotografias, documentos, mapas e plantas arquitetônicas — incluindo o próprio casarão da antiga Fazenda do Leitão, datado de 1883.


