“Traçar moderno: construindo formas e trajetórias”

Ícone Descrição

Descrição

O Museu Casa Kubitschek apresenta ao público a exposição “Traçar moderno: construindo formas e trajetórias”. Após uma década de convivência e interação com os visitantes, o museu propõe uma leitura sobre o seu acervo, destacando sua importância para a reflexão acerca do modernismo brasileiro.

A exposição propõe evidenciar o espaço doméstico modernista, acentuando a arquitetura, o mobiliário, o paisagismo e a paisagem, mas principalmente procura incentivar diferentes olhares sobre as personagens que ao longo do tempo relacionaram-se a essa história. E para ampliar o diálogo, convida artistas contemporâneos a contribuir com suas percepções sobre os temas relacionados ao Museu. Observa-se o modernismo brasileiro como um movimento que propõe uma vanguarda que incorpora elementos da tradição nacional na busca da construção de uma identidade nacional. E, neste sentido, a casa que abriga o Museu é bastante simbólica, uma vez que incorpora formas modernas, como o telhado borboleta, ao mesmo tempo que utiliza elementos tradicionais da arquitetura brasileira, como as esquadrias de madeira e o calçamento em pedras, inspirados em Diamantina, cidade colonial onde nasceu Juscelino Kubitschek, primeiro proprietário da casa. Ao longo dos anos, novos elementos modernistas foram incorporados ao ambiente, a partir do olhar da última moradora, Juracy Brasiliense Guerra, que ao longo das décadas na qual utilizou a casa, procurou adquirir móveis e objetos que harmonizassem com a sua  arquitetura.

Ao tornar-se Museu, a casa passou a ser vivenciada por diversas pessoas, que podem aqui avaliar o ambiente político e sociocultural no qual a Pampulha foi construída, além de perceber a multiplicidade de vozes que atualmente compõem a região. Esperamos que ao visitar a exposição, o público possa perceber um modernismo transcendente às grandes obras e aos seus personagens icônicos e reconhecer-se em um espaço vivido no cotidiano, construído e preservado por muitas mãos.

 

Classificação etária: Livre

Número de vagas: mediante lotação das salas expositivas

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Casa Kubitschek
Museu Casa Kubitschek
Endereço: Av. Otacílio Negrão De Lima, 4188 - Bandeirantes (Pampulha), Belo Horizonte
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar