O ambiente noturno da Estação Ecológica da UFMG revela uma dimensão pouco conhecida, onde a biodiversidade do Cerrado resiste em meio ao ambiente urbano. Nesta experiência, propõe-se uma imersão cuidadosa para observar “no olhar do curiango” os sinais, sons e movimentos dos animais que habitam este fragmento natural em meio à cidade. Ao explorar essa paisagem “pouco” silenciosa e vibrante, somos convidados a refletir sobre a importância da conservação e do respeito às formas de vida que se adaptam e resistem no meio da metrópole.
Este fragmento de Cerrado em meio ao ambiente urbano não é apenas um espaço natural, mas também um ponto de encontro entre natureza e cultura. A fauna que emerge após o anoitecer nos conta histórias de adaptação e resiliência, enquanto os saberes tradicionais do povo do cerrado acrescentam camadas de significado à paisagem. Compreender essa relação fortalece o reconhecimento do valor ambiental e cultural de ambientes como o da Estação Ecológica da UFMG.
Para aproveitar ao máximo essa experiência única, sugerimos que cada participante traga uma lanterna, mesmo que seja a do celular, para que possamos explorar com segurança e sensibilidade o fascinante mundo noturno da Estação Ecológica da UFMG.
Classificação: Livre
Número de vagas: 20 vagas
Atividade gratuita
Não é necessário inscrição