17/10 – 12h52 – 13h03
OLHOS DE ERÊ
CRÉDITO: Luan Manzo
Luan Manzo tem seis anos e é bisneto da matriarca Mametu Muiande do Kilombu Manzo N’gunzo Kaiango, um dos mais reconhecidos pela cidade de Belo Horizonte (MG). Fundado em 1970 por um preto velho, pai Benedito, Manzo é palácio de rei, governado por uma rainha. Ali germinam sementes e crianças, em um processo educativo - a afrobetização - que afirma a organização, o coletivo, a ancestralidade e a circularidade do povo negro. As crianças crescem sabendo-se respeitadas e, por isso, Luan percorre ali o espaço sagrado, descrevendo-o com segurança, conhecimento, rigor e frescor infantil. É ele quem, com um celular em mãos, propõe este filme. O II Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte compõe a programação da 6ª edição da Virada Cultural.
17/10 - 13h04 – 13h18
A INCRÍVEL AVENTURA DAS SONHADORAS CRIANÇAS CONTRA LIXEIRA FURADA E CAPITÃO SUJEIRA
CRÉDITO: Mariana Rocha
Quando o lixo só cresce e os adultos não se dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: o atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem. O filme foi realizado em 2019 com 43 crianças de 8 a 14 anos do projeto Cine Pagu na Escola, implementado no Centro Educacional Comunidade São Jorge, na comunidade do Independência, em Petrópolis (RJ). O II Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte compõe a programação da 6ª edição da Virada Cultural.
17/10 – 13h18 - 13h34
5 FITAS
CRÉDITO: Ariel L. Dibernaci
Em Salvador (BA), é realizada anualmente a grande e tradicional festa para o Senhor do Bonfim, na qual fiéis, turistas e foliões peregrinam até a famosa igreja para amarrar fitas e fazer seus pedidos. Dois irmãos, Pedro e Gabriel, ouvem desde cedo as histórias e rezas de sua avó e decidem fugir no dia da lavagem e se aventurar na multidão para tentar pedir uma bola de futebol. No processo, entram em uma série de conflitos com questões acerca de religiosidade, sincretismo, manifestação popular e a importância da família. O II Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte compõe a programação da 6ª edição da Virada Cultural.
17/10 – 13h34 – 13h51
A VIDA DENTRO DE UM MELÃO
CRÉDITO: Caroline Netto
Uma garota filma ao seu redor. Fantasiada de bicho, está diante do desconhecido enquanto vivencia suas experiências infantis. O II Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte compõe a programação da 6ª edição da Virada Cultural.
17/10 - 13h52 - 14h
DONO DE CASA
CRÉDITO: Anderson Lima
Enquanto brincam, crianças percebem que meninos e meninas podem ocupar o lugar que quiserem na sociedade. O curta foi produzido na Ocupação Rosa Leão, que faz parte das ocupações da Izidora, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), como resultado da OPALA - Oficina de Produção e Alfabetização Audiovisual. A atividade foi parte integrante da programação do Festival Cine Cipó de 2017. A exibição de “Dono de Casa” integra o II Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte.