Crédito: https://cinebh.com.br/exposicao/#expo-37
O selo é uma ferramenta de certificação, reconhecimento, estímulo e apoio do poder público municipal a iniciativas, projetos, atividades e equipamentos culturais comprometidos com a vocação cultural do território. O Selo Zona Cultural Praça da Estação tem como objetivo ressaltar a região, destacando sua relevância, diversidade cultural e potencialidades, reforçando o território em suas dimensões, entendendo a cultura como estratégica para o desenvolvimento integral e plural da cidade e como parte constitutiva de sua memória e identidade.
A autorização para realização de Evento em logradouros públicos, parques e em propriedade pública ou privada, com ou sem fechamento de via pública (rua, avenida, praça etc) deverá ser obtida por meio do serviço de Autorização de Evento através do link urbano.pbh.gov.br/licenciamento.
Para maiores informações Clique AQUI
A Escola Livre de Artes, Arena da Cultura possui vários cursos e oficinas artísticas nas nove regiões da cidade.
Para conhecer detalhes sobre os cursos, horários e realizar sua inscrição, clique AQUI
Para acesso à sala de consultas, entre em contato conosco pelo e-mail apcbh@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-4603 e agende sua visita. A confirmação será dada em até 48 horas. Serão disponibilizadas 3 vagas no horário da manhã, de 9h às 12h30, e 3 vagas para o horário da tarde, das 13h30 às 17h. Em conformidade com o Decreto nº 17.992 de 13/06/2022, é obrigatório o uso de máscaras cobrindo o nariz e a boca para acesso e permanência nas dependências do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e da sala de consultas. Por meio da Sala de Consultas, o Arquivo Público promove o acesso do usuário ao seu acervo, sendo facultada a consulta a todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que se registrar como consulente, mediante o preenchimento de formulário próprio. Encontram-se à disposição do público, na Sala de Consultas, obras de referência e apoio e instrumentos de pesquisa. O APCBH não faz empréstimo e nenhuma obra ou documento poderá sair de seu recinto.
Para maiores informações AQUI
O Centro de Referência da Juventude (CRJ) é gerido pela Prefeitura de Belo Horizonte e vinculado à Subsecretaria de Direitos e Cidadania (SUDC), uma das três subsecretarias que compõem a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC). Sua história é de construção com e para as juventudes, sendo um referencial para este público no município. Por meio da ocupação juvenil, o CRJ busca garantir a livre expressão das diversas manifestações artísticas e das periferias, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+. Assim, o espaço busca o diálogo, a participação e a troca de experiências entre indivíduos, coletivos e instituições culturais que promovem ações e projetos para fortalecer o exercício da cidadania, em especial jovens que trabalham com as juventudes. Além do amplo espaço e estrutura, a localização do CRJ é de fácil acesso por metrô ou ônibus. Todos os espaços podem ser ocupados por atividades desenvolvidas com e para jovens, mediante agendamentos, que podem ser feitos por meio do formulário eletrônico e a equipe tem até 8 dias úteis para resposta.
Para acessar o formulário eletrônico Clique AQUI
O Arraial de Belo Horizonte é considerado o maior e mais representativo festejo junino das regiões Sul e Sudeste, não só pelo tamanho da festa, mas pelo respeito e valorização da cultura e das tradições juninas.
Para maiores informações clique AQUI
Belo Horizonte recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. A capital mineira torna-se referência mundial em gastronomia, e passa a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo.
Para utilização o selo comemorativo Clique AQUI
O Programa 4 Estações configura-se como uma estratégia de marketing de formatação e envelopamento da oferta de lazer da cidade, por meio de calendário temático, caracterizado pela “junção das estações climáticas do ano e uma proposta de valor que cada uma expressa”. O objetivo é incentivar e fomentar a realização de eventos, por meio de editais de apoio, de forma a ampliar e diversificar a oferta, bem como estruturar e qualificar o calendário de eventos de forma que ele seja ofertado como um produto da cidade.
Para acessar edital atualizado e maiores informações, Clique AQUI
Na divulgação de iniciativas, projetos, espaços, atividades artísticas e culturais que aconteçam no território Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE). Veja as REGRAS GERAIS de uso do selo ZCPE no item 3 do MANUAL DE APLICAÇÃO SELO ZCPE
Para localizar o território ZCPE ou saber se seu equipamento, projeto ou iniciativa faz parte deste território,CLIQUE AQUI
A utilização do Selo ZCPE é totalmente voluntária e seu uso é destinado à atividades realizadas no território, que estejam alinhadas aos principais valores da ZCPE: direito à cidade, diversidade cultural, democratização do acesso à cultura, promoção e produção de saberes e inclusão.
Nos casos abaixo:
- Projetos selecionados no Edital Zona Cultural Praça da Estação, e demais projetos oriundos da Política Municipal de Fomento à Cultura realizados no território.
- Atividades culturais realizadas pelos Equipamentos Municipais presentes na região.
- Festivais realizados pela Prefeitura em espaços pertencentes ao território, sejam locais abertos ou fechados.
- Ações correlacionadas à cultura, realizadas por outras Secretarias Municipais.
Veja todos os CASOS DE USO OBRIGATÓRIO DO SELO ZCPE no item 4 do MANUAL DE APLICAÇÃO SELO ZCPE
Acessar a aba SELO
do site da ZCPE e responder ao formulário de adesão para que possa fazer download das marcas. Veja as APLICAÇÕES DO SELO no item 5 do MANUAL DE APLICAÇÃO SELO ZCPE
A qualquer momento e com efeito imediato, caso seja comprovado o descumprimento de qualquer uma das regras e, em especial, em relação às vedações presentes no Item 3 doMANUAL DE APLICAÇÃO SELO ZCPE