A Prefeitura de Belo Horizonte realiza a partir deste sábado (3) uma programação para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).
As atividades ocorrem na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e no Museu da Moda de Belo Horizonte. Serão realizadas duas apresentações teatrais, uma oficina de dança, além de uma exposição virtual.
O intuito é contribuir para a reflexão sobre a importância da acessibilidade, destacando a presença e a ação de artistas e produtores culturais com deficiência. Todas as atividades são gratuitas.
Conheça a programação:
Teatro – “A Saga do Vaqueiro e o Bumbá” (Comédia) e “O Samba do Arnesto” (Musical)
O núcleo artístico da APAE-BH apresenta um espetáculo teatral e um musical. A peça, campeã do “Festival Estadual Nossa Arte”, relata a história de dois retirantes, Chico e Katirina, à procura de emprego e de uma vida melhor. Após um fazendeiro se recusar a contratar Chico, o boi favorito da fazenda foge, e somente Chico consegue lançá-lo. A partir daí, várias aventuras acontecem.
O musical, que fez parte da Virada Cultural de BH 2022, foi criado em comemoração aos 110 anos do compositor Adoniran Barbosa e homenageia esse multiartista - compositor, cantor, comediante e ator brasileiro - relembrando alguns dos seus grandes sucessos na boemia paulistana.
Todo mundo pode dançar - Viva Vida
A bailarina Hadassah, pessoa com deficiência visual, ministra uma oficina de dança na qual ela conta sua história e apresenta aspectos da cultura libanesa, egípcia e da dança do ventre. A atividade é um desdobramento dos encontros realizados por Renata Mara (bailarina e pessoa com deficiência visual) e Samuel Samwyas, em parceria com o Centro de Referência da Dança.
Exposição de Natal - Galeria Aut
A exposição virtual, realizada no auditório da Casa, apresenta trabalhos de artistas com transtorno do espectro autista, de diferentes partes do Brasil, com o tema de Natal. A curadoria é da Galeria Aut.
A concepção da exposição de Natal da Galeria Aut é criar oportunidade para nossos artistas autistas mostrarem as suas obras de arte. Para essa exposição não houve tema. O nome dela remete ao Natal, mas o envio de obras foi livre, uma forma de contemplar a todos e de fazer uma grande celebração de Natal e Ano Novo!
Nesta exposição encontraremos artistas de todas as regiões do Brasil e do Exterior, desde crianças até adultos. As obras de arte têm estilos diversos que são retratados através do desenho, do desenho digital, da pintura e da escultura.
Celebrar a diversidade com equidade, inclusão, valorização e amor às produções artísticas dos nossos artistas autistas é a nossa mensagem para este Natal!
Feliz Natal e Feliz Ano Novo!
Encontro anual das participantes do Movimento Brasileiro de mulheres cegas e com baixa visão
Este é o primeiro encontro presencial do grupo após a pandemia, e a cidade escolhida foi Belo Horizonte. Dentro da programação, as mulheres irão conhecer o museu, onde serão recebidas pela equipe do educativo, em uma visita mediada pela casa, jardins e a exposição em carta.