Descrição

Vem aí a 8ª edição da Mostra Descontorno Cultural, dias 14 e 15/10, nos Centros Culturais Públicos de Belo Horizonte, confira:

 

Dia 14/10, sábado
 

Centro Cultural Lindeia Regina

Endereço: Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 - Regina

  • 9h Manhã Sertaneja - Música

Palco aberto para apresentações de música sertaneja de raiz.

 

  • 9h Curtindo a Infância - Brincadeiras 

Brincadeiras, cama elástica, piscina de bolinha, ping pong, máquina de algodão doce para a meninada.

  • 12h Som Mecânico - Música

 

  • 14h Narração de Histórias, com Rita Aragão - Promoção da Leitura 

Tendo a temática afro-brasileira e os contos como linha de frente do seu trabalho, Rita Aragão apresenta contação de histórias baseadas nas brincadeiras de sua infância e de várias memórias de sua vivência com seus irmãos.

 

  • 15h Valente

Primeiro espetáculo solo da atriz e palhaça Lori Moreira, “Valente”, traz a história de uma cachorrinha de brinquedo (à pilha), e de sua dona Lorota, uma artista decadente que tenta reviver o glamour que já teve nos palcos e nas ruas. Na montagem – que é dirigida pelo premiado multiartista pernambucano, Ronaldo Aguiar -, Lorota se arrisca a construir uma cena solo, em que a sua cachorra Valente precisa realizar um único número: o seu grande salto mortal. Valente se recusa a seguir com o espetáculo conforme o ensaiado e deixa a palhaça na mão. Em um cenário que resgata o circo mambembe e ambulante, as duas vivem, então, uma relação de amor e ódio, trazendo à luz questões como solidão, abandono e fracasso, revelando uma identidade genuína e cômica, que transita entre o animalesco e a poesia.
 

 

  • 15h Dandarinhas Abayomi - Patrimônio Cultural

Oficina lúdica de construção de bonecas Abayomi para todas as idades, com foco na infância. Contrapartida da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

  • 15h Treino aberto: Elementos do Breaking com Chellz Tapayó - Culturas Urbanas

O "Treino Aberto: Elementos do Breaking" é um formato de oficina que explora a história do hip hop e a história da dança break, tanto em teoria quanto na prática, proporcionado e ministrado por Chellz Tapayó Chellz, uma mãe solo, mulher indígena, artivista e multiartista, que deu início à sua jornada na dança break em 2007.

  • 15h Oficina de Forró com Ivaine e Marcelo - Dança

 

  • 16h Red on Black - Dança

Apresentação de dança (pop, heels, kpop), com o Grupo Red On Black.

16h10 Trupe Sons do Brasil - Música
Espetáculo Cênico Musical que percorre a história da música Brasileira.

 

  • 16h10 Causos de Brasêro

O espetáculo sugere ao público experimentar a vida, tendo a memória como fio condutor. É nesta interface que se encontra a essência de Causos de Brasêro. A palavra “brasêro” remete a um passado recente, quando nos frios invernos de Julho, as pessoas tinham por costume se reunirem à beira de uma fogueira para se esquentarem no brasêro e festejarem a vida, contando histórias de assombração, de valentia e de beleza.

 

  • 17h Show Sérgio Pererê - Música

Sérgio Pererê apresenta voz e violão em "História do Mundo", celebrando os 25 anos de sua trajetória musical
 

  • 18h às 22h Rock da Regina - 34ª edição - Música  

Apresentação de bandas de Rock autoral do Barreiro e região. Nesta edição, sobem ao palco as bandas Bizorro Moderno, Enéas Presidente, Tio Capone e Quadrante Solar.

 

  • 19h Baile Anos 60 - Música e Dança 

Encontro para dançar ao som das músicas que embalaram os anos 60. Apresentação grupo Namastê durante baile.

 

 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 

Centro Cultural Salgado Filho

Endereço: Rua Nova Ponte, 22 - Salgado Filho

 

  • 9h Mesa da Partilha - Café da Manhã Coletivo

 

  • 9h Oficina de Expressão Corporal e Vocal para as Infâncias - Dança

A partir de exercícios teatrais, jogos, brincadeiras e ferramentas da performance, as crianças de 7 a 12 anos terão a oportunidade de vivenciar uma tarde de diversão e autoconhecimento. A proposta aqui é que sejam desenvolvidos exercícios com foco em mindfulness, aquecimentos corporais e vocais e jogos de improvisação relacionados ao ritmo e a coordenação motora e vocal.

  • 10h15 Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Cultura Popular 

Os encontros concentram-se no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e familiares são convidados a vivenciar brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. Com Mestre Amâncio.

  • 11h Sertões - Artes Cênicas

Projeto de dança do Centro Cultural Salgado Filho e Escola Mineira de Bailados em Sertões. Uma apresentação de dança que traz uma trilha sonora e uma movimentação características do sertão mineiro e sertão nordestino.

  • 11h30 Histórias de Lobo, com Érica Lima - Promoção da Leitura 

Será que você realmente conhece os contos de fadas? Venha descobrir versões diferentes e divertidas dessas histórias clássicas

  • 12h30 Música ambiente de diversos artistas da cidade

 

  • 13h Oficina Teatro Inclusivo - Teatro

Tem o intuito de proporcionar uma vivência nova para as pessoas com deficiência, quebrando as barreiras preconceituosas que a sociedade impõe, despertando a autonomia e elevando a auto estima da pessoa com deficiência. Voltada para pessoas de todas as idades, com deficiência física, intelectual, múltipla, mas também podem participar pessoas que não tem deficiência. Constituída de quatro momentos que dão sequência ao ATO I:  alongamento, aquecimento cênico para entrosamento dos participantes, exercício cênico e bate papo conclusivo da oficina.

  • 14h Lian Gong - Bem Estar 

Aula aberta de Lian Gong, com Maria de Jesus.

  • 14h30 Roda de Capoeira, com Grupo de Capoeira Minas Bahia - Patrimônio Cultural

Participação dos alunos de capoeira do Centro Cultural Salgado Filho, com direção do Contramestre Alanson Costela.

  • 15h Ciranda, com Regina Menezes - Dança

Apresentação do Grupo de Dança Circular do Centro Cultural Salgado Filho.

  • 15h30 Grupo Alegria Cigana - Dança

Espetáculo de dança cigana.

  • 16h30 Quebrada Cia de Dança - Dança

Espetáculo de dança com o grupo de danças urbanas Quebrada Cia de Dança.

  • 17h Kadara - Música

O show de Júlia Deodora intitulado “KADARA” (destino em Yorubá), apresenta canções autorais apostando numa arte cheia de afeto, cuidado, ancestralidade e enaltecimento da beleza negra.

  • 18h Afrofancofonia - Música

O show “Afro-francofonia: canções em diáspora” propõe um mergulho na música afro brasileira, com releituras de artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elza Soares e também uma ponte com artistas francófonos em diáspora como Amadou et Mariam, Richard Bona, Stromae e Henri Salvador, mesclando ritmos e gêneros musicais diversos, como o jazz, o pop e o samba.

 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 

Centro Cultural Padre Eustáquio

Endereço: Rua Jacutinga, 550, Padre Eustáquio

 

  • 9h Mesa da Partilha - Café da Manhã Coletivo

 

  • 9h Encontro de Leitura - Promoção da Leitura

Um encontro para ler e conversar, sem nenhum pré-requisito. Aberto a todas as idades e níveis de leitura. É só chegar, se juntar ao grupo, aproveitar o café. Você vai conhecer um texto curto de uma escritora brasileira. A mediadora vai ler em voz alta e depois vamos conversar sobre ele. Trocar impressões, memórias e ideias sobre o que foi lido. É simples e descomplicado.

 

  • 9h  Introdução ao Violino para Crianças - Música

Introdução ao Violino para Crianças é uma experiência educativa e divertida projetada para introduzir os pequenos músicos ao mundo do violino. Este workshop é perfeito para crianças que estão interessadas em aprender a tocar esse lindo instrumento de cordas. Com Sara Alves. Contrapartida da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
 

  • 10h Aula de Forró com Arena do Forró - Dança

Aula de dança dos ritmos do forró.

 

  • 10h Oficina Infantil de Graffiti com Feito Loba - Artes Visuais

Oficina para construção de graffiti coletivo, com introdução a cultura urbana. Para público de 10 a 17 anos, com a arte educadora Loba.
 

  • 10h Grafite ao vivo com Cristiano de Oliveira Magnani - Artes Visuais

A pintura "Graffiti ao vivo - Mural CCPE" promove o reencontro dos artistas visuais da Adams Crew com a fachada do Centro Cultural Padre Eustáquio para revitalização do Mural feito em 2016.

  • 12h30 Som mecânico

 

  • 14h Alpert Lombardi - Música 

Apresentação de músicas autorais e em homenagem a Bob Dylan, no formato voz e violão.

  • 15h  Evandro MC, Daniel do rap e Equipe (O Som Das Quadras) - Música

Apresentação divulgando a cultura dos bailes dos anos 80 e 90.

  • 16h30 MC Eduardo DW e banda - Música

O show RAP é o Encontro do MC Eduardo DW e banda busca em seu trabalho uma estética que permita que o RAP seja um portal das culturas populares, afro-mineiras e afro-brasileiras, conectando diásporas pelo encontro de diversos. Um show que conta com músicos de peso da cena belorizontina: o multi-instrumentista Marcelo Kavalim, DJEDD, o baixista Nino Nunes e a cantora Anna Lages, uma apresentação recheada de poesias, batidas e melodias, numa dinâmica que permitirá também a recitação de poesias, intercaladas entre os sons. O encontro de vários sotaques rítmicos, do Maracatu ao Congado, do Boom Bap ao Breaking Beat. Ritmos brasileiros e afro mineiros em encontro com a rima e a poesia periférica, um diálogo aberto com a cultura popular e urbana trazendo novos espaços de criação e pesquisas para o rap.

  • 17h40 Show SerTão em Mim, Belmiro - Música

Show com composições autorais construídas desde 1999, pautado na tradição da música popular brasileira com pitadas de programações eletrônicas e modernidade. 

  • 18h40 Show Origens com Sergio Diaz - Música

Origens, com Sérgio Diaz e dirigido por Luiz Bass, é um show afrofuturista que bebe de fontes ancestrais do conhecimento para a projeção de um futuro afro diaspórico. Um espetáculo onde a música e a poesia convergem para a expressão do resgate cultural ancestral, onde a arte dá o tom.

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos. Empreendimentos: D'Preta Bijuterias e Acessórios e Olivias Gourmet.
 

Centro Cultural São Bernardo

Endereço: Rua Édna Quintel, 320 - São Bernardo

  • 10h Brincadeiras Circenses - Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Circo

Encontro das crianças com as artes circenses, por meio de figuras e movimentos elementares de acrobacia de solo, malabares e equilíbrio.

  • 11h Mesa da Partilha

 

  • 12h Menino Sabino - Promoção da Leitura

O Menino Sabino é uma apresentação de narração de histórias de caráter lítero- musical inspirado na obra O Menino no Espelho e outras crônicas de Fernando Sabino. Promove um momento delicado e lúdico arraigado de muita sonoridade e memória, onde a palavra e a música se encontram para homenagear e divulgar a obra desse escritor que tanto retratou as paisagens e o povo mineiro. Cia Conta Contos.

  • 13h30 Breakinglândia Battle - Versão 2.0 - Infância

Breakinglândia Battle - Versão 2.0 Idealizado por Sávio Caires em parceria com o Centro Cultural São Bernardo, surgiu de uma ação voluntária do próprio idealizador, artista e professor, em ofertar aulas gratuitas de Breaking para crianças da região do centro cultural. Logo, com o intuito de fomentar o universo cultural do Breaking e promover o intercâmbio entre os praticantes desta dança, o evento nasce do desejo de provocar o protagonismo infantil, colocando em prática o aprendizado adquirido.

  • 14h45 Lorotinha - Cultura Popular

Venha celebrar as infâncias com as Rosas do São Bernardo no nosso "Lorotinha", uma apresentação cultural diversa, com danças, cantigas de roda e outras canções tradicionais, brincadeiras, cortejos, declamações entusiásticas de poesias e muito mais, num verdadeiro resgate da memória infantil!

  • 15h30 Brinquedos e Brincadeiras -  Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Cultura Popular

Os encontros concentram-se no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e familiares são convidados a vivenciar brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras. Com Léo Ladeira.

  • 15h30 For Eyes - Música

A banda de rock For Eyes se formou na escola Divina Providência no bairro Regina em Belo Horizonte, através do programa cultural “BH é Quem? BH é Nóis”. Os integrantes ensaiam no Centro Cultural Lindeia Regina, onde já se apresentaram várias vezes. A banda espalha alegria e entrega um rock'n roll energizante que agita a galera!

  • 17h Lola Lopes - A Garota de BH 2.0   - Música 

Lola Lopes está de volta! "A Garota de BH 2.0" é o show totalmente reformulado da cantora mineira. Descubra os mistérios e encantos por trás de um show performático e pensado inteiramente para o nosso Descontorno Cultural. Muito hip hop, pop, funk e covers internacionais numa narrativa pra lá de agitada! 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 

Centro Cultural Usina de Cultura

Endereço: Rua Dom Cabral, 756 - Ipiranga

 

  • 9h Oficina A cidade é nosso Quintal, na Pracinha - Infância

Vivência coletiva que se transforma o tempo todo, incentiva o fazer manual e o brincar comunitário, promovendo reflexões sobre os quintais que compõem a cidade de cada um. A partir de materiais não estruturados como blocos de madeira, papelão, galhos, tecidos, papéis e giz, as crianças poderão montar, desmontar, criar e recriar, trabalhando a imaginação e a criatividade, cenários de uma Belo Horizonte que a cada uma importa. A brincadeira se completa com a criação de figuras, personagens com infinitos papéis na cidade imaginária. Realizado por meio do projeto Territórios Criativos.

 

  • 9h  Prosas Saberes Tradicionais

Encontros para aprendizagem, e repasse dessa sabedoria ancestral e auto conhecimento, nos espaços urbanos além de fortalecer a sabedoria de nossas Raízeiras, Benzedeiras, Curandeiras e Mestres. Com Luciana Luanda
 

  • 10h Websérie Lorota na Ciência

Websérie Lorota na Ciência, traz a cada episódio a história de uma cientista mulher e tem como personagem principal a palhaça Lorota que encontra com sua versão cientista, Loreta. A partir desse encontro levam diversão e conhecimento para as crianças. Os episódios são independentes e possuem duração de 20 a 30 minutos. A websérie faz parte do projeto Palhaça em Ação, viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

  • 10h30 Palhaço Banda - Brilho do Sol - Infância

O Palhaço Cantante traz para a cena um espetáculo poético e musical, com aspectos da mistura entre realidade do homem e a fantasia do palhaço. Com músicas autorais e textos criados e adaptados em suas experiências de estrada e apresentações, o Palhaço Mocotó canta e toca instrumentos de sopro e percussão ao mesmo tempo em seu show solo.

  • 11h30 Mãe de Barro - Infância

Mãe de Barro - Modelagem em argila em uma perspectiva Afro Indígena. A oficina coloca como prioridade o compartilhamento sobre a tradição ancestral da modelagem do barro. A proposta é oferecer um espaço de conexão com o material a partir de contos afrikanos e indígenas. Ativando o universo lúdico enquanto a argila é apresentada, os participantes poderão compreender manuseios básicos e enquanto se expressam, será sugerido que possam criar, coletivamente, as próprias histórias, com objetos.

  • 14h Dj Toninho Jr, Grupo Jazz Summer (O Som Das Quadras)

Apresentação divulgando a cultura dos bailes dos anos 80 e 90.

  • 16h Encontro de Forrozeiros

Evento voltado para cultura nordestina, aberto ao público de todas as idades e reúne banda e DJ's de forró pé de serra. A atividade é gratuita celebrando o ritmo de destaque da cultura nordestina que permite a expressão a partir da música e da dança.

  • 18h Raízes da Terra - Música

O show Raízes da Terra foca em canções próprias e canções consagradas que marcaram a história de ritmos relacionados ao forró.

Feira da Economia Solidária
A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.


 

Centro Cultural Urucuia

Endereço: Rua W-3, 500 - Barreiro

 

  • 9h Oficina Tecido Acrobático - Circo 

Oficina de iniciação de umas das artes mais antigas do circo: o tecido acrobático. Além de uma arte linda também é um esporte que trabalha e fortalece todo o corpo e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora.

  • 9h Tandibolhas - Encontro de Bolhas de Sabão Gigante - Infância

Descubra um mundo encantado de bolhas de sabão na Performance Tandibolhas, que convida crianças, pais e curiosos a se maravilharem com a arte das bolhas. Explore diferentes técnicas de criação, crie bolhas gigantes em equipe, entre em uma bolha mágica e mergulhe em um espetáculo de cores e formas. Com música envolvente e divertida cativante, a Performance Tandibolhas é uma jornada única e completa que explora a magia das bolhas de uma maneira inesquecível.

 

  • 10h Sereias Urbanas - Artes Visuais

Intervenção artística realizada através de pintura de mural usando técnicas de graffiti.
 

  • 10h30 Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura 

Os encontros concentram-se no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e familiares são convidados a vivenciar brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.

 

  • XX Sereias Urbanas - Artes Visuais

Intervenção artística realizada através de pintura de mural usando técnicas de graffiti.

  • 11h Sessão fílmica - 3ª Semana de Cinema Negro - Audiovisual 

Exibição de Curtas-Metragens
ENTRE MUROS - Gleison Mota, Bahia, 2021, 15min
JUSSARA - Camila Ribeiro, Bahia, 2023, 8,41min
Série BIA DESENHA - Bahia, 2018, 2 eps x 7 minutos"

  • 13h Palhaço Arco Íris - Circo 

O Palhaço Arco Íris é a síntese da trajetória de mais de duas décadas de trabalhos profissionais realizados pelo artista nas diversas dimensões da arte: filosofia, poesia, música e artes circênicas. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. A mistura dessas sete cores com as sete notas musicais resultou num universo vasto e colorido, com sonoridade poética direcionada a crianças de todas as idades. Assim é o mundo do Palhaço Arco Íris."

  • 13h Oficina de Terrário 

A proposta é confeccionar de terrários com suculentas, com o objetivo de conhecimento sobre o ecossistema e incentivo a fonte de renda para quem aprende. É uma atividade prazerosa e simples, para todas as idades. Realizada por meio do projeto Territórios Criativos.

  • 14h LAB House Dance Hall - Dança

O Lab House Dancehall - Experimentação em Dança é uma proposta do Coletivo Corpos em Um de estudo dançante nas vertentes culturais de movimentos presentes na cultura Dancehall e House. Três dançarinas apresentam 6 movimentos bases das danças e a partir destes movimentos propõem de maneira experimental algumas construções corporais que permitam o encontro e a criação de movimentações que misturam os dois estilos.

  • 14h Oficina de DJ's - Culturas Urbanas 

Oficina de DJ's, que tem como objetivo ensinar e introduzir através do primeiro contato a arte e a profissão de ser DJ, trazendo novos horizontes e uma profissão às crianças e jovens da comunidade.

  • 14h Batalha Griot - Não direito à cidade, com Poliana Souza | Pocket Show com João Paiva | DJ LB | Batalha Griot, com participação de Colombiana, Matéria Prima, Monge MC e Dmoro - Culturas Urbanas 

Batalha Griot retoma a centralidade da troca de conhecimento na cultura Hip Hop, o quinto elemento, sobretudo em ano de comemoração de meio século da cultura que transformou as juventudes urbanas em todo o mundo. A cultura Hip Hop é parte importante na formação de identidades juvenis das grandes cidades brasileiras. Por isso, cada evento será um momento de reflexão sobre um assunto de interesse das juventudes, temática que servirá de contexto para a criação das rimas das(os) MCs. O projeto é uma grande ação que contará com palestras, batalhas de rima e pocket-shows de um grupo ou artista de Rap da cidade, movimentando a produção local.

  • 18h Revolução Autoral - Chorim de Minas |19h Criollas in Choro | 19h20 Seu Silva | 20h20 Criollas | 20h40 Projeto MKultra. - 2ª Edição

Evento que reúne grupos de música autoral de Bh e região metropolitana. 18h Chorim de Minas |19h Criollas in Choro | 19h20 Seu Silva | 20h20 Criollas | 20h40 Projeto MKultra.

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 

Centro Cultural Vila Fátima

Endereço: Rua São Miguel Arcanjo, 215 - Vila Nossa Senhora de Fátima

 

  • 10h Introdução à permacultura a partir da dispersão de sementes - Infância

Nessa oficina, utilizaremos nossas mãos para criarmos, a partir de uma mistura de terra, argila, composto orgânico e sementes, bolas ecológicas recheadas que poderão ser lançadas, dispersadas ou plantadas em quintais!

  • 11h Oficina Encontros para as infâncias - Fotografia e outras janelas para ver o mundo 

A formação é um convite para que as crianças venham experimentar a criação de imagens partindo da fotografia. O desejo é construir um espaço de investigação do mundo e caça de tesouros a partir do olho da câmera, mas também expandindo a criação, para que outras texturas, colagens, pintura e o desenho sejam elementos para brincar com a fotografia.

  • 12h30 Som Mecânico

 

  • 12h30 Mesa Compartilhada

 

  • 13h Art do Morro - Grafite - Cultura Urbana

Realização de um trabalho de ilustração ao vivo no Centro Cultural Vila Fátima. Realizado por meio do Projeto Territórios Criativos. 

 

  • 13h30 Oficina Inventos e Invenções em Artes Visuais

Já pensou em fazer do seu sábado uma experiência divertida de boa? Material na mesa e mãos à obra: brincar de inventar com as artes visuais. A ideia é criar objetos de formas variadas com papel e outros materiais: máscaras, brinquedos, adereços, enfeites e tudo que está no seu imaginário da criança. As criações serão elaboradas por meio de exercícios e jogos com o olhar, com a cor, com a forma e com a composição, envolvendo o desenho, a colagem, pintura e outras técnicas que explorem suas possibilidades plásticas criativas, imagens para brincadeiras. Crianças pequenas e grandes, além de jovens, adultos (as), idosos (as), enfim, toda a família é convidada para uma experiência com a arte de inventar e reinventar com o papel, a vida, o tempo, o lugar.

 

  • 13h30 Projeto RuralCidade

RURALCIDADE é um projeto multisetorial que visa promover a expressão sociocultural dos participantes, idosos e crianças e registrar suas memórias, conhecimentos e valores pessoais em foto e vídeo. Nas dinâmicas realizadas, buscou evidenciar nas expressões registradas, as transformações ocorridas ao se deslocar o sujeito no espaço (rural – urbano) e no tempo (idoso – criança, 3a e 1a idade). Além de conscientizar e integrar a diversidade de valores manifestos e percebidos e promover um olhar inclusivo e de boas relações entre duas gerações que no deslocamento geográfico e avanço tecnológico, vivenciaram uma soma de transformações socioculturais e condições que conformam suas experiências e eventos atuais.

 

  • 15h Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura 

Os encontros concentram-se no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e familiares são convidados a vivenciar brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.

 

  • 16h Preza - Artes Visuais

Preza (lê-se “préza”) é a escrita da presença. Na cultura do Graffiti e do Pixo, qualquer momento de encontro é suficiente para que surja aquela 'agenda', em que qualquer pessoa tem direito de deixar sua preza. Então, por que não marcar aquela preza no Descontorno Cultural?! PREZA será uma instalação artística interativa, que contará com materiais disponíveis ao público para construção colaborativa de uma agenda de preza’s, além da projeção de vídeos sobre a cultura do Graffiti.

 

  • 17h30 Hip Hop 50 anos Cultura de Resistência, com DJ Misinha e B-Boy Difuntu - Cultura Urbana

Celebração musical com ênfase nas canções que marcaram os 50 anos da cultura Hip Hop no mundo e 40 anos da cultura no Brasil. Com participação do B-Boy Difuntu pioneiro na breakdance e DJ Misinha na discotecagem com um resgate ancestral da Cultura de Rua que reafirma a negritude e nos faz sentir pertencentes a este movimento de Resistência e que salvou muitos de nós. Realizado por meio do Projeto Territórios Criativos. 

 

  • 19h Grupo KULT - Música

Kult é o novo nome artístico de Max Souza, rapper e músico mineiro que iniciou sua trajetória nas batalhas de rima do Viaduto Santa Tereza. Em 2017 lançou o single "Sangue, Suor e Lágrimas, Pt. 2" com participação de Djonga, Sarah Guedes e Kainná Tawá, alcançando 100 mil plays no Spotify e trazendo relevância e autoridade para o rapper na cena local. Participou da primeira edição do Festival Sons da Rua, em São Paulo, dividindo palco com grandes nomes da cena como Rael, Emicida, Criolo e Marechal. Seu nome artístico Kult veio anos depois, originário do termo “culto”, fazendo referência a pessoa culta, já que o rapper sempre valorizou o conhecimento e a educação, tornando essa, uma de suas principais características artísticas.
 

Centro Cultural Vila Santa Rita

Endereço: Rua Ana Rafael dos Santos, 149 - Vila Santa Rita

 

  • 9h Café Coletivo

 

  • 10h Oficinas Kilumba: Asalato em mãos - Ações para infância

A “Oficina Kilumba: Asalato em mãos” é um encontro para a construção alternativa do instrumento Asalato com materiais recicláveis, seguida de uma aula de introdução aos ritmos Ijexá e Coco,fazendo uma ponte entre a grande África e o Brasil com relação ao uso de instrumentos percussivos. Com Wily Leite Silva.

 

  • 12h Brincadeiras Sonoras - Ações para infância

É possível juntar música com brincadeira? Qual o resultado disso? A resposta é: Brincadeira sonora! Nesse espetáculo, Super Pamp apresenta canções brincantes como vivo x morto, Estátua, Redemoinho para brincar, cantar, dançar e movimentar junto com as crianças, as mamães, os papais, familiares e quem quiser estar presente! O espetáculo tem duração de 60 minutos. As canções são de autoria do Edu Pio. O artista realiza a apresentação com voz, violão, e brincadeiras.

  • 13h Som mecânico

 

  • 14h Espetáculo SerTão Em Mim

‘SerTão em Mim” é a realização de um trabalho de composição que vem sendo construído desde 1999, ano que Belmiro iniciou sua carreira como compositor. Pautado na tradição da música popular brasileira, com influências que vão de Tom Zé a Tom Jobim, passando por Paulinho da Viola à Paulinho Moska, as canções de Belmiro possuem qualidade estética. Nesse caldeirão de influências, ‘SerTão em Mim’ é também um disco moderno, com pitadas de programação eletrônica que reverberam influências mais contemporâneas como Lenine, Jonhy Hooker e Baiana System. Além disso, o álbum musical conta com duas interpretações, uma de Celso Adolfo, um dos grandes nomes da música mineira, com quem Belmiro possui proximidade e afetividade, e Zé Geraldo, um ícone do rock rural.

 

  • 15h Roda de Choro - Quarteto instrumental  - Música

Apresentação de quarteto instrumental, executando músicas do gênero choro, integrado por sócios músicos do Clube do Choro de Belo Horizonte. Contrapartida da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

 

  • 16h Rainhas - Teatro

A Coletiva Preta de Teatro surge em 2016, em BH. Nasce da urgência em (re) criar espaços e reflexões que permeiam a mulher negra ancestral e moderna. Assim como utilizar o Teatro como espaço de denúncias e afetamentos. Debruçamos nas pesquisas do Teatro Negro, na contribuição das contações de histórias, pensando em estética e política, sobre as relações étnico-raciais, na descolonização dos currículos acadêmicos, e nas questões que permeiam o universo da mulher negra contemporânea e ancestral.

  • 17h Tal Mãe Tal Filha - Abelha, Cristina e Christian - Música

Para os filhos que a mãe chora quando chega a hora de ir embora, para as mães acordadas com o acordo que o filho volta: Sarau eFeira - Tal Mãe Tal Filha com Regiane Abelha e Cristina Nonato , trás uma apresentação poética musical que mistura RAP, funk, samba e poesia marginal acompanhadas pelo atabaque ( Christian Nonato ). Também abre espaço para os poetas de plantão que não perdem a oportunidade de rezar a vela no Sarau. No microfone aberto, todos têm voz e principalmente ouvidos. TÁ ROLANDO PÓ... ...ESIA. @sarauefeira

  • 18h10 Arezona for ever - Música

Arezona Forever é um show musical do mais puro original rap do lado oeste de Belo Horizonte que, 
há décadas, move gerações sem perder a essência e originalidade.
 

Centro Cultural Zilah Spósito

Endereço: Rua Carnaúba, 286 - Zilah Spósito

 

  • 10h30 Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Cultura Popular

Os encontros concentram-se no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e familiares são convidados a vivenciar brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.

 

  • 11h30 Roda de Capoeira/ Maculelê - Patrimônio Cultural 

Apresentação dos alunos e professores do grupo Vanguarda Capoeira, coordenado pelo Mestre Calango.

 

  • 12h30 Oficina Descobrindo o Som - Música / Infância

Oficina de musicalização infantil com instrumentos de percussão alternativos. Voltada para crianças de 8 a 12 anos, proporcionará a experimentação musical percussiva por meio de dinâmicas rítmicas e brincadeiras. Um convite à percepção sonora do meio em que vivemos através da descoberta intuitiva e desenvolvimento de habilidades motoras, sensoriais e criativas de cada criança.

 

  • 13h Apresentação Alunos de Violão - Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Música

 

  • 14h - Oficina de Experimentação Circense

Durante a oficina as crianças e adolescentes irão experimentar elementos do circo, aprendendo a história e suas técnicas de manipulação tanto com lançamentos, como equilíbrio, usando a técnica dos tradicionais malabares para usar e aplicar o malabarismo com qualquer outro objeto. 
 

  • 15h Adriano Goyatá apresenta: Palavras que Ressoam - Música

A performance denominada “Palavras que ressoam” é um passeio literário e sonoro que tem como base o início da carreira do escritor e compositor. O show acontece em formato voz e violão, com poesias que dialogam com as canções e vice-versa. Realizado por meio do projeto Territórios Criativos.

 

  • 16h10 Das Quebradas - Show RAP Brasil 04 - Música

Show Rap Brasil 04, com Mc Das Quebradas que apresentará o resultado da oficina, realizada com as crianças do território, do projeto "Das Quebradas Rimando sobre o Patrimônio da Cidade". Viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. 

 

  • 17h Competição Tik Tok - Dança

Em sua 3ª edição, a competição Tik Tok é uma ação de dança onde crianças e jovens da comunidade do Zilah Spósito participam competindo/dançando coreografias já existentes ou criadas por elas. Para além da competição, é um encontro cultural, onde os participantes demonstram suas habilidades com a dança.

 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 

 

Dia 15/10, domingo
 

Centro Cultural Alto Vera Cruz

Endereço: Rua Padre Júlio Maria, 1577 - Vera Cruz

 

  • 10h Brincando com as palavras: oficina de escrita criativa - Promoção da Leitura

Você já sentiu vontade de escrever, mas ficou sem saber por onde começar? Existem várias formas de se exercitar a escrita, para aqueles momentos quando se tem desejo e lápis, mas não sai nada no papel. Uma das mais divertidas é a partir de atividades que estimulam novos contatos com as palavras. Nesta oficina, teremos sugestões criativas diferentes, onde você poderá conhecer outros lados da sua própria habilidade de escrita, além de aprender e se inspirar com a partilha e a cena literária local.

  • 11h Oficina Maculelê Pedagógico - Cultura Popular

Dança e arte marcial folclórica brasileira para o público infantil e juvenil. Combina movimentos rítmicos com o uso de bastões. A oficina aborda essa prática cultural como uma ferramenta para ensinar diferentes conceitos e habilidades, tais como, valorização cultural, desenvolvimento motor, trabalho em grupo, conscientização histórica e aprendizado lúdico. Realizada por meio do Projeto Territórios Criativos.

  • 12h30 Calça Curta o palhaço - Infância

Calça Curta o palhaço, é um apanhado de esquetes e números tradicionais e modernos do circo na linguagem cômica do palhaço. Uma busca interminável por um parceiro de cena. Com participação ativa do público, o palhaço usa a ludicidade para encantar e trazer graça à cena.

  • 14h Oficina Ateliê de Artes - Artes Visuais

 

  • 15h DJ Evandro MC, DJ Loy e Processo Hip Hop (O Som Das Quadras) - Música

Apresentação divulgando a cultura dos bailes dos anos 80 e 90.

  • 16h Identidade Ancestral - Teatro

Uma mulher quilombola decide se aventurar no circo, mas, sem perder suas raízes. Uma bela apresentação circense junto com as linguagens musicais de reinado (congado), umbanda e candomblé. Esse é o circo quilombola. Um espetáculo circense que tem como foco a propagação de vivências com a ancestralidade na cultura afro mineira.

  • 16h30 Daniel CF - Música

Apresentação Daniel CF, rap mineiro com mensagens de auto estima e reflexão, poesia e musicalidade periférica, são os ingredientes desse show de puro Rap Nacional.

  • 17h30 Cacá Gualberto - Show Fecha Comigo - Música

“Fecha Comigo” é um show musical que retrata o dia a dia em suas diversas situações, unindo originalidade e ousadia em busca de excelência. O projeto tem como foco principal a valorização da música autoral e a diversidade. Consiste na apresentação de canções autorais e inéditas do cantor e compositor Cacá Gualberto, além de algumas releituras como: Tim Maia, Sandra de Sá, Gilberto Gil, dentre outros. “Fecha Comigo” é desenvolvido e protagonizado pelo cantor e compositor Cacá Gualberto. O tema principal que conceitua as canções desse trabalho é o cotidiano, sentimentos, reflexões e o compartilhamento de bagagem emocional entre as pessoas.   
 

Centro Cultural Bairro das Indústrias

Local: Rua Dario Faria Tavares entre a Rua dos Industriários e a Rua Raimundo José de Melo.

 

  • 9h Café Comunitário

Café da manhã com mesa partilhada pelos participantes.

 

  • 10h Apresentação da Orquestra Jovem da Escola Estadual Padre João Botelho - Música

Orquestra formada por alunos da Escola Estadual Padre João Botelho através de um projeto criado junto a Vallourec em 2006.

 

  • 10h30 Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura - Cultura Popular

Os encontros concentram-se no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e familiares são convidados a vivenciar brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade, e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.

 

  • 12h Música eletrônica, especialmente infantis

 

  • 13h Narração de Histórias, com Rita Aragão - Promoção da Leitura

Tendo a temática afro-brasileira e os contos como linha de frente do seu trabalho, Rita Aragão apresenta contação de histórias baseadas nas brincadeiras de sua infância e de várias memórias de sua vivência com seus irmãos.

 

  • 14h Oficina Dança Criativa - Dança

A oficina mistura diversão e ludicidade para as crianças através da dança. 

 

  • 14h50 Brincadeiras musicais para a família - Música

Venha brincar de fazer música em família! A Oficina Brincadeiras Musicais trabalha a musicalização na infância por meio de brincadeiras percussivas utilizando o corpo e instrumentos alternativos encontrados no nosso cotidiano. A proposta também tem como objetivo incluir e aproximar membros da família e da comunidade cuidadora e educadora da criança e fornecer ferramentas para que essas práticas musicais possam ser replicadas no dia a dia em casa, na rua e na escola.

 

  • 16h30 A Alegria do Circo - Circo

A alegria do circo está garantida com as palhaças Maisena e Figurinha. Com um pequeno circo sem lona e em cima do tradicional tapete picadeiro, elas levam para as suas apresentações toda a magia do circo com números que transitam entre o palhaço, a mágica, as brincadeiras, o malabarismo e lindas poesias. Com habilidades surpreendentes, as palhaças apresentam um espetáculo que vai impressionar o respeitável público.

 

  • 17h40 São Gerais - Música

Apresentação musical com Pedro Valter no violão, Lemuel no trompete, Carmen Rosa no violino, Pedro Isaque no teclado e Negaozao na percussão.

Feira da Economia Solidária A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.

 

  • Mostra de Artesanato CCBDI

Promove o encontro e exposição dos artigos e confecções realizadas no grupo de Artesãs do Centro Cultural Bairro das Indústrias, favorecendo o trabalho associativo, a valorização das relações familiares, a promoção do bem-estar e saúde mental, o reconhecimento de novas formas de famílias.
 

Centro Cultural Jardim Guanabara

Endereço: Rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara

 

  • 9h Mesa da Partilha - Café coletivo

 

  • 9h Trazendo Cores - Artes Visuais

Será realizada uma pintura de Graffiti na temática da diversidade cultural do território.

 

  • 9h30 Aulão de Carimbó - Dança

Venha se divertir com essa dança típica da região do Pará. Orientação: Simone de Pablo.

 

  • 10h Aulão aberto e apresentação de Taekwondo

Arte marcial de origem coreana, conhecida por sua ênfase na disciplina, controle e desenvolvimento físico e mental, com o professor Paulo Barros.

 

  • 11h  Dona Joaninha quer brincar e + Contos Acolá - Infância

Dona Joaninha é a primeira contação de histórias criada por Anna Lirah. Ela é prima da Dona Baratinha, mas ao invés de ter dinheiro na caixinha e querer casar, ela quer mesmo é encontrar amigos para brincar. Inspirada no clássico da carochinha, este conto é um convite à celebração do que é mais essencial na infância, a socialização e a brincadeira. De forma divertida, traz muitas cantigas de roda, e é indicado para crianças de 0 a 6 anos. músico convidado: Babu Xavier (percussão e efeitos).

 

  • 11h30 Arte Autoral na Periferia - Teatro

Arte autoral na periferia - Universidade do corre, experimentações de música, teatro e escrita criativa para artistas e não artistas. Convite a adentrar o mundo das artes com o que você sabe e como você pode, contando a sua própria história e as histórias que você observa ao longo da vida.

 

  • 12h30 Som mecânico

 

  • 14h Show SerTão em Mim, de Belmiro - Música

‘SerTão em Mim” é a realização de um trabalho de composição que vem sendo construído desde 1999, ano que Belmiro iniciou sua carreira como compositor. Pautado na tradição da música popular brasileira, com influências que vão de Tom Zé a Tom Jobim, passando por Paulinho da Viola à Paulinho Moska, as canções de Belmiro possuem qualidade estética. Nesse caldeirão de influências, ‘SerTão em Mim’ é também um show moderno, com pitadas de programação eletrônica que reverberam influências mais contemporâneas como Lenine, Jonhy Hooker e Baiana System. Viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

  • 15h  Voos Rasantes - Rabiola Brincando Pela Cidade - Teatro

A Rabiola - Instituto Cultural de Arte e Educação propõe ocupar espaços públicos da cidade com brinquedos e brincadeiras da cultura popular. A instalação distribuirá simultaneamente em um local aberto do Centro Cultural, pés de lata, corda, bolinhas de gude, piões, rolimã, brinquedos de papel, bolhas de sabão gigantes, arenas, etc. As atividades serão conduzidas por três brincantes, com a coordenação de Camila Amy e orientação de Ramayan Sol.

 

  • 16h O Catador de Risos - Circo

BAMBU é um personagem pouco comum. Vive num mundo paralelo, onde um calçadão de praça e uma faixa de pedestre viram um grande palco ou um grande quintal. Modificando as leis da rua, BAMBU arruma casamentos, cria desafios musicais, desafia a gravidade... Não é um perturbador, é um curioso, um ser estranho e mágico. BAMBU é um agitador da rua, é um ser do mundo!

 

  • 17h Lola Lopes - Música 

 

  • 17h30 Aulão de Forró - Dança

Aulão de forró com o grupo Arte Minas Forró, coordenação Mestre Wolney. 

 

  • 18h Manifesto Gueto e Dj Tickem - Música

O Manifesto Gueto está em processo de lançamento do EP Acústico "Viva Intensamente" composto por 5 músicas. O novo trabalho é referenciado pelo Rap Acústico com letras sobre questão social, amor, conflitos internos e denúncia sobre racismo e miséria.Em seguida o público poderá contar com muita Black Music embalada pelo mestre das pistas, Dj Tickem.

 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos. 
 

Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira

Endereço: Rua Formiga, 140 - Lagoinha

 

  • 9h Mesa da Partilha Literária - Homenagem a Fernando Sabino - Literatura

Café da manhã e exposição de livros da biblioteca para leitura e discussão dos presentes homenageando os 100 anos de nascimento de Fernando Sabino.

 

  • 9h Feira de Afro-empreendedores - Empreendedorismo

Feira com exposição de produtos da economia afro e criativa, trazendo alimentos, vestuário e artesanato.

 

  • 9h Livro Objeto de Desejo - Promoção da Leitura

Leia + mulheres escritoras! Uma oficina-encontro para pessoas que são apaixonadas pelos livros. Venha declarar seu amor pelo livro físico e mergulhar nas obras de mulheres escritoras. Ler trechos em voz alta de livros escritos por mulheres e exercitar a escrita com pequenos textos a partir desses livros.

 

  • 10h Capoeira - Patrimônio Cultural

Apresentação dos alunos da oficina de capoeira do Projeto PPL.

 

  • 11h Trupe Sons do Brasil - Música

Espetáculo Cênico Musical que percorre a história da música Brasileira. 

 

  • 12h30 Waldir Birosca, o Rei da Gafieira - Dança

Apresentação de dança de salão e gafieira. Realizado por meio do Projeto Territórios Criativos. 

 

  • 13h DJ Dogão (O Som Das Quadras) - Cultura Urbana

Apresentação divulgando a cultura dos bailes dos anos 80 e 90.

 

  • 14h Bloco Empodera Samba - Cultura Popular

O Empodera Samba busca criar um ambiente criativo por meio dos princípios do ritmo, improvisação e dos movimentos inspirados no samba de passista, este elemento que é tão presente na cultura brasileira. Na programação da oficina há exercícios de consciência corporal, musicalidade, movimentos coreográficos presentes nas raízes da dança brasileira e finalizar com uma grande roda de conversa sobre a quebra de padrões no samba, com a temática o samba pede passagem e não manequim. Classificação Livre, professora Josi Simeão.

 

  • 14h40 Batuque na Praça - Cultura Popular

Apresentação de percussão, com temática afrobrasileira e da cultura de terreiro.

 

  • 15h30 Apresentação de Dança Afro com o grupo Adayeba - Dança/Culturas Populares

Apresentação de dança com temática afrobrasileira e suas matrizes.

 

  • 16h Circulação Show meu pandeiro" do sambista mineiro João Batera - Música 

Apresentação de samba.

 

  • 17h30 Apresentação do grupo Samba d'Ouro - Cultura Popular 

O Samba d’Ouro é um grupo de samba de roda que tem como maior influência o Samba Rural, manifestação que acontece no interior da Bahia, na região de Feira de Santana. Fazemos uma sambada “empurrada”, com uma pegada contagiante e ancestral. Cantamos a realidade da roça, do vaqueiro, da boiada, dos encontros, da poesia do sertão com sua dureza e beleza. Por fim, fazemos esse samba juntos dos que estão presentes, cantando, batendo palma, suando e sambando.

 

  • 19h Josy Sikeyra interpreta clássicos e sambas autorais - Música / Samba

Apresentação com clássicos e sambas autorais. Ela é de jaboticatubas, em 2003 descobriu a sua verdadeira paixão pela música. Em 2011 participou do maior festival de música do Brasil o (FENAC) com a música Recomeçar agora é minha lei e hoje em dia trabalha na nova música de trabalho Cansei ambas de compositores mineiros. Vem consolidando sua vida no samba ganhando cada dia mais espaço e visibilidade no cenário mineiro.
 

Centro Cultural Pampulha

Endereço: Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185 - Itatiaia

 

Especial de Aniversário de 23 anos do Centro Cultural Pampulha 

  • 9h Lian Gong - Sempre Viva 

Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa. Orientação: Kelly Rosa, parceria com a SMSA

 

  • 9h30 Mesa da Partilha - Café da Manhã Coletivo

 

  • 9h30 A História da Arca - Teatro

História da Arca traz, por meio de cores, sons e o texto que deu origem ao livro de Ana Cristina (agora AnaCê), a poesia encantada de Vinicius de Moraes para todas as infâncias. A obra do Poetinha, registrada em livro em 1973 e, depois, em LPs e CDs. O espetáculo conta o que acontece numa casa esquisita, quando os humanos saem para passear. Realizado por meio do projeto Territórios Criativos.

 

  • 10h30 Narração de História, com Rosilda Figueiredo - Promoção da Leitura

Conclusão da oficina de introdução à arte de contar histórias - imagem e afeto. Com participação do projeto Arte da Saúde

 

  • 11h Valente - Circo

Primeiro espetáculo solo da atriz e palhaça Lori Moreira, “Valente”, traz a história de uma cachorrinha de brinquedo (à pilha), e de sua dona Lorota, uma artista decadente que tenta reviver o glamour que já teve nos palcos e nas ruas. Na montagem – que é dirigida pelo premiado multiartista pernambucano, Ronaldo Aguiar -, Lorota se arrisca a construir uma cena solo, em que a sua cachorra Valente precisa realizar um único número: o seu grande salto mortal. Valente se recusa a seguir com o espetáculo conforme o ensaiado e deixa a palhaça na mão. Em um cenário que resgata o circo mambembe e ambulante, as duas vivem, então, uma relação de amor e ódio, trazendo à luz questões como solidão, abandono e fracasso, revelando uma identidade genuína e cômica, que transita entre o animalesco e a poesia. Realizado por meio do projeto Territórios Criativos.

 

  • 11h45 Batalha Tik Tok

Batalha de dança infanto-juvenil realizada pela comunidade em parceria com o Centro Cultural Pampulha

 

  • 14h Soul com DJ Felipe - Música

DJ Felipe Duarte do Nação Freestyle com participação especial do Grupo de Dança Conexão Dance.

 

  • 16h15 Dança Cigana com o Grupo Flor de Lis - Dança

Coordenação do grupo: Maria do Socorro. Participação especial: Professor Luiz Carlos Farias.

 

  • 16h30 O Corpo Que Fala - Dança 

 

  • 17h45 Carimbó com o Grupo Amoras Flor de Lis - Dança

Coordenação Graciângela Patrícia.

 

  • 18h às 21h Jameika Session - Cultura Popular

O Jameika Session é uma sessão artística da cultura Jamaicana com apresentações de dança, poesia e música. Com microfone aberto pra quem quiser improvisar nos riddims durante a Session.

 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 

Centro Cultural São Geraldo

Endereço: Rua Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo

 

  • 8h Vivência AMEC  - Patrimônio Cultural

Vivência com palestras e atividades práticas da capoeira ancestral. Orientação: Mestre Beto Onça (Associação Mineira de Estudos da Capoeira - AMEC).

 

  • 10h Princesa Dandara, com Bando Griô - Ações para Infância

No espetáculo, três brincantes perpassam a história de Dandara Zumbi dos Palmares através de jogos e brinquedos e brincadeiras.Vem brincar com a gente?!⠀O convite vale para crianças de todas as idades!

 

  • 11h Ele está de volta sem meias patacas - Circo

O espetáculo traz à cena Babaum, um palhaço internacionalmente desconhecido, com suas gags, claques, tropeços, cascatas, entradas clássicas, monociclo, malabarismo, acrobacia de solo e brincadeiras que remontam memórias afetivas. Com produção e realização do Bem+Arte e apresentação do Quarto Teatro (antiga Cia Caixa de Fósforos), o espetáculo é uma singela homenagem aos grandes palhaços tradicionais, misturado à palhaçaria contemporânea, onde o público participa ativamente do espetáculo e se diverte em cena. Realizado por meio do projeto Territórios Criativos.

 

  • 12h Roda de capoeira AMEC - Patrimônio Cultural

Prática de capoeira ancestral, realizada ao final da vivência pela AMEC.

 

  • 12h30 Som mecânico - Música

 

  • 13h Angu Recheado de Senzala - Audiovisual

Releitura da história do Pastel de Angu, patrimônio da cultura mineira, que tem na sua origem o período da escravização dos negros e negras no Brasil. “Angu recheado de senzala” é um docudrama que traz a narrativa de um povo que permanece sem registro, sem livro de receita, biografia ou álbum de foto. É história de uma comida mineira que tem na sua base a escravidão.

 

 

  • 14h Aula de Forró

Aula de forró, gênero musical originário do nordeste do Brasil, fortemente vinculado à identidade cultural dos nordestinos. Professora: Noeli Gonçalves Machado 
 

 

  • 15h Dança de Salão - Dança

Prática de vários ritmos de dança em dupla, como bolero,samba, salsa, gafieira, merengue, forró, dentre outros. Professor: Carlos Negão.

 

  • 15h30 Rosângela Gonçalves - Música

Rosângela Gonçalves, apaixonada por música, segue os caminhos sonoros que a levam a falar com o coração e encantar a todos. Cantora e compositora, aluna da Escola Livre de Artes, tem a sua segunda apresentação da Mostra Periférica de Música, expressa em suas músicas a força da mulher rumo ao seu sucesso. Traz em suas performances alegria e muita energia. Andando pela pulsação do coração surge Rosângela Goncalves, apaixonada pela música e suas composições, onde demonstra a razão pela qual veio trazer alegria aos eternos sonhadores que curtem a beleza da voz e projetar o som com frequências animadoras e provocantes.

 

  • 16h30 Ovelha Mutante: Um tributo à Padroeira da Liberdade Coral Canto Livre - Música

Vontade, ação e rebeldia marcam a trajetória do artista. O ano de 2023 marca a despedida de uma das maiores artistas do nosso país: Rita Lee. Desafiadora, excêntrica, genial e autêntica em suas performances e composições, inspira, geração após geração, diversos artistas a transcender seus próprios limites. Autoproclamada ovelha negra, perseguiu sua própria mensagem mutante e a transmitiu. Neste recital do Coral Canto Livre, releituras ousadas para canto coletivo pretendem ser um memorial à grandiosidade da cantora. Canções emblemáticas foram adaptadas para o canto em grupo, ganhando nova textura e abraçando o ouvinte em uma nova experiência sonora.

 

  • 17h30 Avesso InVerso Glaysson Astoni e convidados - Música

Avesso InVerso é o show-sarau autoral de Glaysson Astoni. Traz canções e poemas críticos e provocadores, ilustram realidades testemunhadas, interação de ideias e extrapolar de limites. Traz a ideia de que a verdadeira liberdade pode ser alcançada no campo das ideias, e por isso, elas devem ser claras e verdadeiras. Expressa o ponto de vista enquanto alma e coração de uma perspectiva analítica e afetiva, bem como convida e provoca o ouvinte a refletir por esse mesmo ângulo.

 

  • 18h30 Carimbó - Grupo Flores de Minas - Dança

"De origem indígena com influências da cultura negra e portuguesa, o Carimbó é muito popular no Norte do país. Trata-se de  uma  dança  com  movimentos giratórios e vestimenta de cores vibrantes  tendo como destaque grandes saias rodadas. Professora: Raquel Dias.

 

  • 19h Evandro MC, Daniel do rap e Equipe (O Som Das Quadras) - Música

Dj Evandro Mc é um artista, no qual sua própria história se mistura com a da cultura urbana no estado. Presente nas principais conquistas como o Centro Cultural Alto Vera Cruz nos anos 80/90, nos primeiros registros fonográficos do segmento, o Lp Fabrica Ritmos (1992) e vocalistas do lendário grupo Black Soul nos álbuns de 1994 e 1995, Dj Evandro Mc também foi produtor de eventos, como BH Canta e Dança, locutor na rádio favela e carrega parcerias musicais com Jota Quest e outros.

 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 

Centro Cultural Vila Marçola

Endereço: Rua Mangabeira da Serra, 320 - Serra

 

  • 13h - Alegra Coração - Infância

Alegra Coração é um projeto cênico musical que chegou para alegrar a criançada com canções e brincadeiras que retratam o universo infantil. Serão apresentadas canções autorais e também músicas e brincadeiras tradicionais de domínio público da cultura brasileira.

 

  • 14h Art do Morro - Artes Visuais

A Art do Morro é um encontro para ensinar a compor ilustrações, de maneira simples, com todos e quaisquer materiais, desde os mais básicos, tipo lápis até os mais sofisticados, tipo spray e digital.  Os participantes sugerem algo para aprender a desenhar na hora e o artista Sôdác mostra de maneira simples e técnica como faz para compor a imagem escolhida.

 

  • 15h Sózim - Teatro

Uma gay cansada de esperar pelo amor ideal, decide realizar seu casamento dos sonhos. Durante esta celebração-brincadeira compartilha suas frustrações, escolhas e invenções amorosas.

 

  • 16h nomeiodeparacom - Artes Cênicas

nomeiodeparacom  é um espetáculo que aborda  a juventude em suas relações no mundo contemporâneo. Energia, atividade, impulsividade, transitoriedade, tempo, crise, intempéries se reorganizam em pequenos espaços de tempo e se estruturam em movimentos que se fundem na necessidade de experiências intensas. O resultado é uma profusão de elementos que se misturam, se conectam, se fragmentam, alterando e propondo novos caminhos para o trabalho a cada momento. No meio de uma síntese fragmentada de diferentes cenas e idéias, surge nomeiodeparacom como aquilo que não se sabe ainda o que será e sem a obrigação de ser isto ou aquilo. 

 

  • 17h Daqui Até Onde Eu Quiser - Música

Neste show, Marquim D’Morais apresenta seu último álbum, chamado “Daqui Até Onde Eu Quiser”, e mais alguns singles que dialogam com a linguagem atual de sua proposta musical. Mesclando a música orgânica com a eletrônica, o artista faz um convite à reflexão, ao movimento da dança do corpo e da consciência. É uma ode à favela, carregado de vivência, resistência e revolução.

 

  • 18h  Apresentação musical - MPB Show Sertão em Mim - Belmiro - Música

‘SerTão em Mim” é a realização de um trabalho de composição que vem sendo construído desde 1999, ano que Belmiro iniciou sua carreira como compositor. Pautado na tradição da música popular brasileira, com influências que vão de Tom Zé a Tom Jobim, passando por Paulinho da Viola à Paulinho Moska, as canções de Belmiro possuem qualidade estética. Nesse caldeirão de influências, ‘SerTão em Mim’ é também um show moderno, com pitadas de programação eletrônica que reverberam influências mais contemporâneas como Lenine, Jonhy Hooker e Baiana System.

 

  • 19h Vôo da Abelha - Música

O Voo da Abelha" é um pocket show de Thiago Matheus unindo música, poesia e projeção visual para celebrar a convergência artística. Como parte do Descontorno Cultural, a apresentação gratuita e aberta ao público busca fortalecer a ligação entre arte e comunidade, levando o público por uma jornada sensorial em quatro atos distintos. Nesse palco de conexões, artistas renomados de Belo Horizonte se unem para fortalecer os laços entre arte e comunidade. 

 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 

Centro Cultural Venda Nova

Endereço: Rua José Ferreira dos Santos, 184 - Jardim dos Comerciários

 

  • 9h Orquestra Criarte - Música

 

  • 9h Arte com amor - Pintura Facial - Infância

Pintura facial e de mãos artísticas com tintas coloridas antialérgicas, pincéis, glitters e pérolas. Realizado por meio do projeto Territórios Criativos.

 

  • 10h Segura a pelota - Circo 

Segura Pelota é uma intervenção cênica de Palhaçaria. O palhaço Titetê circula próximo ao Centro Cultural em locais de maior concentração de público. Ele carrega um globo terrestre com 01 metro de diâmetro. Interagindo com as pessoas ele convida as pessoas, entre gags e piadas, a cuidarem do planeta.

 

  • 10h Oficina de Bolhas de Sabão Infantil - Infância

Oficina com as crianças ensinando e auxiliando a brincadeira das bolhas de sabão de diversos tamanhos,  seguido de um show de bolhas para as crianças com invenções que fazem chuva de bolhas e diversas bolhas gigantes de uma só vez. Realizado por meio do projeto Territórios Criativos.

 

  • 10h45 Exibição de Curtas Infantis - Audiovisual

Exibição de um a três curtas, bem chamativos ao público, nos intervalos das  apresentações musicais, durante a chegada ou no horário do almoço, na lacuna entre as apresentações. 
11h Chica Reis - Promoção da Leitura
“DUZANTIGUS” é uma apresentação de narração de histórias que traz a memória de pretos e pretas velhas. Encantados da Umbanda, avós , que nos ligam a valores afro-diásporicos como a senioridade, e que nos levam a um lugar de afetividades , carinhos e cuidados.

 

  • 12h O Violino é Pop - Música

A apresentação nomeada como "Violino é Pop", tem como objetivo além de trazer releituras de músicas populares como pop, eletrônico e funk, transpor o Violino considerado como “instrumento clássico” para espaços que vão além das salas de concertos e teatro. As apresentações acontecem juntamente com um setup programado previamente, onde o violino executa as melodias e diversos improvisos com auxílio de um set de pedais possibilitando a exploração de vários timbres no instrumento. Realizado por meio do projeto Territórios Criativos.

 

  • 12h Oficina de Quadrinhos

 

  • 13h Elhias Hernandes e banda

 

  • 14h15 Trupe Sons do Brasil - Música

Espetáculo Cênico Musical que percorre a história da música Brasileira


15h Show Eduardo Sanna - Música
Viaje no tempo com um show de blues tradicional de Eduardo Sanna, que evoca a essência das raízes musicais da cultura negra, o Blues. Mergulhe na alma do sul dos EUA com músicas icônicas e histórias autênticas. Uma oportunidade única para todas as idades.

 

  • Feira da Economia Solidária

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos.
 


A Mostra Descontorno Cultural realiza, anualmente, ações simultâneas nos 17 centros culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte – FMC, alcançando as nove regionais da cidade, reunindo comunidade e artistas locais, por meio de uma programação artística diversa, extensa e transversal. As atrações são viabilizadas por meio de chamamento público, bem como por contrapartidas socioculturais de projetos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ações de parceiros, voluntários e da comunidade local.  Vinculada à política de Acesso, Democratização e Diversidade e ao programa Fomento, Incentivo e Desenvolvimento Cultural, a mostra é um dispositivo de acesso e protagonismo para artistas que fazem seu trabalho nas periferias e diversos territórios da cidade. A 8ª edição da Mostra Descontorno Cultural é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. 

Confira as propostas selecionadas no chamamento público. 

Programação completa em breve.

 

Você também pode se interessar