Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Cultural

Programação Abril 2024 - Centro Cultural Zilah Spósito

Descrição

Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita. 

Confira a agenda do Centro Cultural Zilah Spósito logo abaixo.


Artes Cênicas

O Pequeno Príncipe de Papel

Inspirado no clássico de Antoine de Saint-Exupéry, o espetáculo apresenta as aventuras de um garotinho e seu olhar poético sobre as descobertas da vida. A atividade é mais um trabalho do Grupo Girino nas técnicas de ilustrações, pinturas e recortes de papel. A história convida o público a vivenciar a fantasia e o encantamento desse clássico da literatura mundial. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

  • Público: livre.
  • Dia 3, quarta, das 15h às 15h40

O Patriota

O palhaço Chouriço leu o livro “Os Bruzundangas”, escrito há mais de 100 anos, e a partir daí nasceu o espetáculo “O Patriota”, que retrata realidades da vida. Também, né? Só poderia dar certo quando dois artistas pretos se encontram para além do tempo. E olha só: o espetáculo tem tradução em libras. Ao final, faremos um bate-papo ao vivo e em cores com o ator. Ah, o Lima Barreto, escritor lá do século 19, também chega junto, porque tem altas obras dele na Biblioteca do CCZS. É imperdível! Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

  • Público: a partir dos 10 anos.
  • Dia 18, quinta, das 14h às 16h

Contação Cênico-musical – A História do Tambor

Trata-se de um projeto do artista Tom Nascimento a partir do seu livro “A História do Tambor”, lançado em 2021. O livro trata-se de um convite para refletirmos sobre respeito, diversidades, ancestralidade, negritude e africanidades, por meio de uma linguagem acessível, lúdica, simples, poética e cheia de filosofias e subjetividades, que valoriza a singularidade de cada um de nós sem perder de vista a pluralidade. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

  • Público: livre.
  • Dia 26, sexta, das 16h às 17h30

Artes Visuais 

Curso de Fotografia para jovens

O CREURB irá promover um curso de fotografia com jovens de 12 a 17 anos moradores da Ocupação Helena Greco. O objetivo do curso é realizar um resgate histórico da região e da ocupação por meio de levantamento de literatura, pesquisas, entrevistas e gravações com moradores locais.

  • Para participar: ter idade entre 12 a 17 anos; ser morador da Ocupação Helena Greco; ter disponibilidade aos sábados à tarde.
  • Inscrições abertas e gratuitas. Vagas limitadas. Inscrições: pelos telefones do CREURB: (31) 98314-1065 e (31) 98272-5057; ou presencialmente, com Josy, nos dias  2 a 5/4, das 14h às 16h, no CCZS.

Música 

Circulação do Show Indolente Malandragem com Convidados 

O show “Indolente Malandragem” apresenta o repertório do álbum lançado por Cliver Honorato no ano passado. Este trabalho explora uma sonoridade da música brasileira contemporânea misturada a elementos do rock produzido no Brasil na década de 90. Além disso, o show aborda as opressões sociais contemporâneas presentes nas grandes cidades. Cliver utiliza sua música e performance para trazer reflexões sobre questões cruciais que afetam diversas comunidades. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

  • Dia 13, sábado, às 11h30  

Literatura

Oficina Literária – Modos de fazer

Apresentação/palestra/mesa sobre a criação e execução de oficinas para aproximar crianças e jovens da literatura infantojuvenil disponível na Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura. Mediação: Ericka Martin.

  • Público: a partir dos 16 anos.
  • Dia 10, quarta, das 14h às 15h30

Multiáreas

Oficina Corpo em Ritmo 

A oficina “Corpo em Ritmo” tem como propósito trabalhar a musicalidade a partir de experiências e vivências lúdicas utilizando objetos básicos e também seu próprio corpo. Serão trabalhadas a musicalidade do indivíduo a partir da experimentação e da memória. Realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

  • Carga horária: 3 horas-aula.
  • Dia 12, sexta, às 14h

MAP em Movimento

Encontro em que a equipe do Museu de Arte da Pampulha convida o público a refletir sobre os processos formadores da lógica museal, conhecer imagens sobre o acervo do museu e sua história e da relação deste com a cidade.

  • Público: a partir de 6 anos.
  • Dia 25, segunda, das 14h às 16h

Arte da Saúde

Programa de promoção da saúde voltado para crianças e adolescentes, utilizando a arte e suas diversas expressões como principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Realização: Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Cáritas-MG.Público: a partir dos 6 anos. Inscrições: no Centro Cultural, mediante encaminhamento pelo Posto de Saúde de referência do participante.

  • Terças e quintas, das 9h às 17h

Patrimônio Cultural

Capoeira – RBC

Aula de capoeira com o grupo Resistência Brasil Capoeira. Direção: Mestre Calango.

  • Público: a partir dos 8 anos.
  • Sábados, das 9h30 às 11h30

Encontros e Oficinas

Aula de Zumba

Ministrada pela professora Tainara Ferreira, a aula mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas. A zumba promove o condicionamento físico de forma geral.

  • Público: a partir dos 12 anos. Inscrições: no Centro Cultural.
  • Dias 3 e 17, quartas, e dia 11 e 25, quintas, das 19h30 às 20h30

Projeto Gol de Esperança

Aulas de futsal realizadas pela ADRA em parceria com o CCZS.

  • Público: de 10 a 17 anos. Inscrições: no Centro Cultural.
  • Terças, das 9h às 11h ou das 14h às 16h

Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura

Momentos lúdicos para toda família vivenciar brincadeiras populares em contato com a cultura da infância.
Público: livre

  • Sextas, das 16h30 às 18h

Serviços

Biblioteca

Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.

  • De segunda a sexta, das 9h às 18h

Cessão de Espaço

O CCZS disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!

Video

 

Horários
a
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar