Parque das Águas, Belo Horizonte, Minas Gerais
Vander Bras/Acervo PBH

Mude a rotina: 5 parques para você visitar na primavera em Belo Horizonte

Que tal aproveitar a primavera para colocar mais natureza na sua rotina, mesmo dentro da cidade? Em Belo Horizonte, isso é possível! Seja você morador ou visitante, áreas verdes charmosas e agradáveis podem fazer parte do seu caminho para o trabalho, da sua prática de esportes, dos passeios com as crianças e do seu roteiro pela capital mineira.

Trazemos para você neste post sugestões de parques menos conhecidos, mas com um potencial surpreendente. Que tal sair do convencional?

* Fique atento: as medidas de prevenção à Covid-19 devem ser seguidas dentro dos parques, como manter distância física das demais pessoas e higienizar com frequência as mãos usando álcool 70% ou água e sabão. Além disso, a máscara, cobrindo a boca e o nariz, permanece sendo de uso obrigatório em qualquer espaço público da cidade, conforme decreto municipal. Portanto, nos parques, ela também deve ser utilizada durante toda a permanência do visitante. Saiba mais no site da PBH.

Parque das Águas Parque Ecológico Roberto Burle Marx 1) Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas)

Com cerca de 147 mil metros quadrados, os jardins, gramados, lagos e a área verde do parque servem de abrigo para tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões, garrinchas, corujas, saracuras, saíras e tié-sangue, entre outras aves. Gambás, micos-estrela, esquilos, teús, cágados, carpas, tamanduás e quatis também são vistos com frequência. O clima aconchegante e a vegetação típica de cerrado e da mata ciliar favorecem o relaxamento e convidam para um piquenique. Lá, você encontra também pista de caminhada, quadra poliesportiva, campo de futebol, academia ao ar livre e uma agenda de eventos culturais.
Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h 
Localização: Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa
Informações: 3277-5968
Entrada gratuita.

Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni (Parque da Cidade Nova)2) Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni (Parque da Cidade Nova)

Em área de 14.100 metros quadrados, o parque tem predominância de vegetação exótica, ornamental e de árvores frutíferas. A vegetação cobre, aproximadamente, 70% da área. O cerrado também está presente com espécies como ipê, sucupira do cerrado e pimenta-de-macaco. Grande parte dessa vegetação é resultado de regeneração natural. Além de ser um local privilegiado para contemplação, o parque conta com brinquedos para a criançada, teatro de arena e aparelhos de ginástica. 
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h 
Localização: Rua Dep. Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022, Bairro Cidade Nova
Informações: 3277-5621
Entrada gratuita.


Parque Municipal Jacques Cousteau3) Parque Municipal Jacques Cousteau

Ao visitar o Parque Jacques Cousteau, você poderá desfrutar de 335 mil metros quadrados ocupados por uma vegetação diversa, que mescla harmonicamente espécies de plantas nativas e exóticas, além de fauna abundante. O espaço é o maior produtor de mudas de plantas ornamentais da cidade, utilizadas para compor o paisagismo dos parques do município. Além disso, o local é utilizado como ponto de encontro dos visitantes para a prática de atividades saudáveis, de contemplação e de lazer. Difícil acreditar que a área já foi utilizada como depósito de lixo, até a década de 1970. Atualmente, o parque é reduto de mais de 70 espécies de plantas ornamentais como bromélias, agave azul, coração sangrento e orquídea arundina, além de pelo menos 30 diferentes tipos de aves. Abriga também nascentes e cursos d’água perenes e oferece, como opções de lazer, brinquedos, trilha ecológica, áreas de convivência e academia a céu aberto. Uma boa opção para quem quer aproveitar uma tarde de primavera na capital. 
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h (obrigatório comprovação de vacinação contra febre amarela)
Localização: Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Betânia. 
Informações: 3277-5972
Entrada gratuita.

Parque Professor Amílcar Vianna Martins4) Parque Professor Amílcar Vianna Martins

A diversidade de plantas ornamentais, árvores frutíferas e a sombra das araucárias (conhecidas como pinheiro-do-paraná) juntam-se ao cenário deslumbrante visualizado a partir do deck de 210 metros quadrados no Parque Professor Amílcar Vianna Martins. A área de 18 mil metros quadrados guarda uma das vistas mais privilegiadas de Belo Horizonte, dando aos seus frequentadores novas possibilidades de admirar a cidade. O parque abriga também um prédio que mantém o primeiro reservatório de água da cidade, conhecido como Reservatório da Serra. O prédio, tombado pelo Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, foi construído em 1897, ano em que a capital foi inaugurada, e abriga uma caixa d’água no subsolo, com capacidade para 2 milhões de litros. O reservatório continua em funcionamento. Os visitantes aproveitam a tranquilidade do ambiente para ler um livro, fazer piqueniques, registrar a paisagem em fotografias, desenhos e pinturas. Adeptos do slackline (uma fita esticada entre árvores, sobre a qual o praticante atravessa, equilibrando-se como se fosse uma corda bamba) também frequentam a atração turística.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h 
Localização: R. Cobre, 114 - Cruzeiro

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado5) Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado

Provavelmente o mais conhecido dos parques listados aqui, o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado possui uma área de aproximadamente 311 mil metros quadrados e infraestrutura composta por biblioteca, sala multimeios, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, pista de skate, campo de futebol, pista para caminhadas e viveiro de mudas. A vegetação é composta por espécies do cerrado e pela mata ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco. Pesquisadores da UFMG identificaram no local cerca de 130 espécies de árvores, sendo 75% nativas, com destaque para o ipê, aroeira branca, urucum, jatobá, barbatimão, quaresmeira e goiaba brava. A fauna inclui aves como pica-pau, biguá, coruja, frango d’água, anu, alma de gato, trinca ferro; mamíferos, como mico-estrela, gambá, esquilo-caxinguelê, tatu, morcego; e ainda lagartos, cágados, anfíbios e peixes. 

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h 
Localização: Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, Bairro Itapoã. 
Informações: 3277-7299 / 3277-7321 
Entrada gratuita.

Você sabia?
Levantamento realizado com usuários dos parques municipais de Belo Horizonte mostra que 90,5% dos visitantes recomendariam o passeio realizado e 94,5% planejam voltar ao local ou visitar outro parque da capital. Na avaliação geral – com índices que vão de 1 a 4 – a média das notas foi de 3,48, o que significa “muito satisfatória”. Outros pontos foram perguntados aos usuários, que responderam em média com as seguintes notas: limpeza das áreas de visitação (3,57); estado dos banheiros (3,22); estado dos bebedouros (3,31); sensação de segurança (3,55); sinalização e placas informativas (3,21); informações fornecidas (3,41); atendimento e recepção pelos funcionários (3,66);  atrações e atividades oferecidas (3,12); manutenção dos jardins e áreas verdes (3,26); e medidas para evitar o contágio da Covid-19 (3,41). 

Foram ouvidos cerca de 2 mil visitantes até 10 de setembro de 2021. A pesquisa faz parte de uma parceria entre o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão ligado à Belotur que monitora indicadores da atividade turística para fornecer dados e inteligência de mercado para as políticas públicas, juntamente com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. A pesquisa está disponível ao público e pode ser acessada aqui.