“Selva Mãe do Rio Menino” - Daiara Tukano
Área de Serviço/CURA

CURA - Circuito Urbano de Arte

Belo Horizonte respira arte, em seus museus, praças e ruas. Caminhando pela cidade, ao olhar para cima não é difícil se deparar com intervenções artísticas em fachadas de prédios, que substituem o cinza do concreto por uma explosão de cores e criatividade. Com mais de 60 obras de arte urbana espalhadas pela cidade, BH ressignificou muros, fachadas e empenas de edifícios, transformando-os em grandes telas em que artistas locais, nacionais e mundiais deixam seus traços inspirados em temas atuais e nas raízes da cultura mineira e brasileira.

Esse tipo de iniciativa abre caminho para que a arte saia dos museus e ocupe os espaços públicos, mostrando o potencial artístico da própria zona urbana, como das obras e dos artistas.

‘Retorno’ - Lídia Viber
Caio Flávio/Área de Serviço/CURA

O CURA - Circuito Urbano de Arte é um dos responsáveis pelo centro da cidade ter se transformado em um museu a céu aberto. Criado em 2017, o festival já entregou 20 obras de arte em fachadas e empenas, entre 2017 e 2021, sendo 16 na região do hipercentro da capital mineira e quatro na região da Lagoinha, formando, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala já feita por um único festival brasileiro. 

Um dos melhores pontos para observar grande parte dessa coleção é a Rua Sapucaí, no bairro Floresta, que com suas lunetas e vista privilegiada se transformou no primeiro mirante de arte urbana do mundo!

CURA  segue promovendo ações anuais de intervenção urbana, que vão além das fachadas dos prédios. Em 2021 eles criaram uma arte temporária especificamente para os arcos do Viaduto Santa Tereza e realizaram ainda uma pintura no chão da Avenida Amazonas, ao redor da Praça Raul Soares, feita por artistas peruanos.

Em 2022, a 7º edição do CURA trabalhará com o tema "Terra" e trará criptoartistas e artes digitais como protagonista, selecionados via edital. A arte vencedora será transformada em NFT (estilo de arte digital) e impressa em formato de lambe-lambe (pôster artístico de tamanho variado, instalado em local público) para instalação na fachada do Hotel Sorrento, na Praça Raul Soares.

Praça Raul Soares
Cadu Passos/CURA

Outras obras em pintura e grafite também serão realizadas pela região central da capital. Alguns dos prédios que farão parte desta edição são o Edifício Rochedo, na Rua Goitacazes, o Edifício Roma, na Avenida Paraná e o Edifício Copacabana, na praça Raul Soares.

O processo de seleção dos artistas está em andamento e a divulgação do resultado acontecerá no dia 12 de setembro. A construção das artes acontecerá entre os dias 15 e 25 de setembro e poderá ser observada por quem passar pelos locais.

No link, é possível encontrar um mapa com a localização das artes realizadas pelo Projeto CURA e outras intervenções urbanas pela capital.

Para saber mais sobre as edições anteriores do projeto, basta acessar o site https://cura.art/.