Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur
Cristo Redentor do Barreiro. Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur

Seis lugares para visitar no Barreiro

Mais antigo que a própria cidade de Belo Horizonte, o Barreiro surgiu em 1855 como uma colônia agrícola fundada por imigrantes italianos. Atualmente é a maior regional de BH, tanto em extensão quanto em população. São mais de 300 mil habitantes! Segunda região mais movimentada da cidade, ela ainda é muitas vezes confundida com bairro. Na verdade, o Barreiro engloba vários bairros e vilas e é uma das regiões administrativas de BH, na região sudoeste. A área é tão grande que costuma ser dividida informalmente em Barreiro de Baixo e Barreiro de Cima. Polo de intensa atividade industrial e comercial, as principais avenidas do Barreiro se assemelham muito às ruas do centro  de qualquer grande cidade.   

Vem com a gente que vamos te apresentar 6 lugares para visitar na regional Barreiro! Bora?

1. Parque Ecológico Burle Marx (Parque das Águas)

Seja para praticar esportes, fazer um delicioso piquenique ou curtir a natureza, o Parque Ecológico Burle Marx, mais  conhecido como Parque das Águas, é uma ótima opção! O parque oferece extensas áreas gramadas, lagos e belos jardins para lazer e comemorações. Há também quadras poliesportivas, pista de caminhada e campo de futebol. Para aqueles que gostam de observar a natureza, o parque reserva uma surpresa: ele possui algumas espécies nativas representativas da Mata Ciliar, como tucanos, sabiás, micos-estrela e pica-paus. Esses animais vivem livremente no Parque e com sorte é possível avistá-los! 

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur

O nome Parque das Águas foi escolhido devido as diversas nascentes que passam por ali. Foto:Qu4rto Studio/Acervo Belotur

2. Parque Estadual Serra do Rola Moça

Falando em natureza, não podemos deixar de fora o Parque do Rola Moça. Dotado de uma beleza exuberante e de um visual de tirar o fôlego, o grande parque (que engloba mais 4 cidades, incluindo BH!) possui mirantes com paisagens surpreendentes, além de várias opções de trilhas. Por sua grande extensão de áreas verdes preservadas, a Serra do Rola Moça é um atrativo para visitação, tanto para a prática de esportes (como Mountain Bike, por exemplo), quanto para o turismo fotográfico e de contemplação da natureza. O Parque tem uma entrada localizada no Barreiro, pertinho do bairro Cardoso, em que é possível visitar o Manancial Barreiro. Por lá, siga pela Estrada dos Sertões e visite o Mirante Morro das Três Pedras e o Mirante dos Planetas. Se quiser um programa mais esportivo, pegue sua bicicleta e aproveite para conhecer a Trilha do Cerrado!

3. Quadra de Beach Tênis 

A procura de um lugar para praticar um esporte diferente? Coloque os pés na areia (isso mesmo!) e se divirta na quadra de Beach Tênis do Barreiro! Primeira quadra pública da cidade dedicada ao esporte, que vem ganhando cada vez mais adeptos, ela foi inaugurada no Viaduto das Artes, na Avenida Olinto Meirelles. São oferecidas aulas gratuitas para crianças, adolescentes e pessoas de terceira idade, mediante inscrição.

4. Viaduto das Artes

Falando no Viaduto das Artes, aproveite para conhecer este espaço que respira cultura e oferece opções de lazer e esporte, como para a prática de basquete 3x3 e skate. A área ocupa cerca de mil metros quadrados e conta com ateliê, biblioteca, sala de oficinas e uma galeria de arte profissional climatizada, que já recebeu grandes exposições. Também são oferecidas oficinas, cursos, palestras, shows e apresentações teatrais para a comunidade.

5. Cristo Redentor do Barreiro

Sim, Cristo Redentor não é privilégio do Rio de Janeiro. O Barreiro também tem um Cristo pra chamar de seu. Situado no pico de uma colina, no alto do bairro Milionários, o monumento foi construído em 1956. A obra, em sua parte de alvenaria, impressiona pelo tamanho: tem  11,8 metros de altura. Dele é possível ter uma ampla vista do conjunto de bairros e da grande cadeia de montanhas e serras da região. O Cristo do Barreiro é tombado pela prefeitura como patrimônio histórico da cidade. A  praça que abriga o monumento tem várias lanchonetes e sorveterias, uma ótima opção de passeio em família. Aproveite para pedalar, andar de patins, skate e curtir o visual.

Foto: Qu4rt Studio/Acervo Belotur

Vista para o Cristo Redentor do Barreiro. Foto: Qu4rto Studio/Acervo Belotur 

6. Pista de Skate e Batalhas de Rap 

Pertinho da área central da regional Barreiro, tem a famosa Pista de Skate. A Pista, como é conhecida pelos moradores, é um espaço amplo com várias estruturas destinadas à prática do esporte. Com o passar dos anos, a pista foi se tornando um ponto de encontro dos jovens da região e um importante polo cultural de resistência urbana. Daí surgiram as famosas batalhas de rap da pista, que são organizadas pelo coletivo Movimenta Barreiro e acontecem usualmente às quartas-feiras. Atualmente, além das batalhas de rimas (que seguem cheias de energia e criatividade), os encontros na pista também contam com shows, dança e outras apresentações artísticas.