Espaços

Descritivo

Centros de pesquisa, institutos e programas
 

  • OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE BELO HORIZONTE
    Gerido pela Administração Municipal, atua com inteligência de mercado por meio da aplicação de pesquisas, coleta e análise de dados estatísticos. Realizou pesquisas para conhecer o perfil do setor gastronômico da cidade, provendo subsídios para formulação de diretrizes e políticas públicas. Também coordenou trabalhos acadêmicos e científicos para o projeto “Dos sabores aos saberes: discussões acerca da gastronomia em Belo Horizonte e Minas Gerais”, publicação digital que visa disseminar conhecimentos relativos ao tema da gastronomia.
     
  • INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA ALIMENTOS & BEBIDAS
    Provê soluções tecnológicas integradas para agregar valor a alimentos e bebidas, transformando matérias-primas em produtos prontos e semiprontos, com garantia da segurança dos alimentos.
     
  • EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (EMATER/MG)
    Destaque para a agenda de agroecologia, que tem como um dos principais desafios aumentar a inserção e permanência de agricultores familiares nos espaços de comercialização e ampliar a oferta de produtos orgânicos certificados para o mercado.

Espaços e centros para criação, produção e disseminação de atividades e serviços
 

  • MERCADO POPULAR DA LAGOINHA
    Tradicional mercado onde se comercializava legumes, frutas e verduras, agora abriga o Centro de Referência de Segurança Alimentar e Abastecimento, onde são realizados cursos do Programa Valorizar a Gastronomia Mineira e Belo-horizontina.
     
  • MERCADO CENTRAL
    Com mais de 80 anos de história e 400 lojas, foi considerado o terceiro melhor mercado do mundo pela revista da LATAM Airlines. No local, encontra-se temperos, aromas e sabores marcantes da cultura mineira, além do espaço Cozinha Escola, onde acontecem aulas semanais gratuitas de culinária.
     
  • HUB FOODSERVICE
    Cozinha colaborativa e espaço de coworking para negócios de alimentação, promove integração, informação, redes de negócios e relacionamentos, agregando profissionais afins.
  • SEBRAE
    Instituição voltada à capacitação de empreendedores, possui espaço dedicado à Economia Criativa. No local, são oferecidas palestras, cursos e demais serviços de capacitação profissional, além de atendimento personalizado com acesso facilitado a informações do setor. O SEBRAE integra ofícios que utilizam a criatividade como diferencial, como design, moda, gastronomia, audiovisual, música e jogos digitais.
     
  • CASA DA GASTRONOMIA (MINEIRARIA)
    Realiza atividades de promoção, divulgação e capacitação em gastronomia e culinária das diversas regiões de Minas Gerais, além de eventos, oficinas, cursos, exposições e demonstrações para o público geral.
     
  • CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE
    Espaço voltado para o desenvolvimento e protagonismo juvenil. Conta com um teatro de arena, com capacidade para 240 lugares, sala de aula, salas multiuso para a realização de atividades de artes plásticas, salas aquário, galerias de arte, sala de informática e uma cozinha oficina.

Outros espaços criativos 
Centro de Arte Popular Cemig / Daniel Mansur

  • Centro de Arte Popular
    Espaço de divulgação, apreciação e manifestações da arte popular de Minas Gerais, o acervo conta com, aproximadamente, 800 peças, entre criações que remetem a pinturas rupestres e outras que dialogam com os grafites urbanos.
     
  • Conjunto Moderno da Pampulha
    Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é um dos principais espaços públicos da capital dedicados ao lazer, cultura e turismo.
     
  • Museu da Imagem e do Som
    Dedicado à sétima arte, promove ações culturais e educativas relacionadas à cultura cinematográfica independente.
     
  • MUMO - Museu da Moda
    Primeiro museu público brasileiro dedicado à moda, tem o propósito de ser uma referência em memória e pesquisa de moda, indumentária e comportamento de várias épocas.
     
  • Zona Cultural Praça da Estação 
    Marco Zero da capital, possui museus, cinemas e espaços criativos.
     
  • Lá da Favelinha
    Projeto de resistência com o intuito de promover arte e cultura no Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas da cidade. Programação semanal com 12 oficinas: Corpo e Movimento, Ballet, Teatro, Capoeira, Jiu-Jitsu, Rap, Comunicação, Violão, Inglês, Percussão, “Passinho” e Break Dance.
     
  • FINIT
    Evento que fomenta o ecossistema mineiro de inovação, tecnologia e empreendedorismo, conectando startups, empresas, investidores e o público em geral.