Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Concerto - "A Filarmônica volta à praça"

Descrição

No 1º de maio, Dia do Trabalhador, a Filarmônica de Minas Gerais volta a se apresentar ao ar livre e faz o primeiro concerto da série “Filarmônica na Praça”, após dois anos de pandemia.

O concerto será na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, às 11h, com entrada gratuita. Sob a batuta do maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica, a Orquestra apresenta um repertório totalmente brasileiro destacando a variedade de estilos e as influências das nossas raízes na música orquestral feita no país, com obras de Alberto Nepomuceno, Eleazar de Carvalho, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernandez e Carlos Gomes.

Para o maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica de Minas Gerais, “o concerto do dia 1º de maio, na Praça da Savassi, se reveste de uma característica muito especial. Primeiro porque marca o retorno da Filarmônica aos concertos ao ar livre desde o início da pandemia.

Retomamos, assim, a nossa tradição de levar a música de concerto para fora da Sala Minas Gerais, através de apresentações em praças, na região metropolitana de BH e no interior do estado.

Segundo, porque daremos início às celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil, com um repertório dedicado exclusivamente a grandes compositores brasileiros, desde o Romantismo de Carlos Gomes até obras dos dias de hoje.

Esperamos contar com um público que acredito estar saudoso das nossas atividades ao ar livre e, ao mesmo tempo, ansioso por poder celebrar, com grande alegria e entusiasmo, a tão esperada volta à normalidade depois de um período de distanciamento social tão pronunciadoˮ, afirma Mechetti.

Diomar Silveira, presidente do Instituto Cultural Filarmônica, explica que “com este concerto na Praça da Savassi, no próximo 1º de maio, a Filarmônica de Minas presta sua homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras e retoma a sua missão institucional, interrompida pela pandemia, de democratização do acesso à música de concerto.

Assim fazendo, levará até as pessoas a beleza deste gênero musical universal, permitindo que todos se beneficiem de sua força unificadora e emancipadora”.

Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

O concerto Filarmônica na Praça conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o programa “BH é da Gente”.

Localização
Praça da Savassi - Belo Horizonte
Video

 

Horários
a
No Dia do Trabalhador, Orquestra faz sua primeira apresentação ao ar livre desde o início da pandemia. O repertório é totalmente brasileiro.
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar