Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Fred Natalino "Entre arranjar e compor" - Live Dando Corda

Descrição

No dia 29 de julho, quarta, o pianista Fred Natalino, conhecido por arranjos executados por orquestras em todo país, é o próximo convidado do projeto Dando Corda da Orquestra Sesiminas Musicoop. A transmissão começa às 21h30 no instagram.

Durante a live, Fred Natalino bate um papo descontraído com o maestro Felipe Magalhães. “Há criações do Fred que estão no limite entre o arranjo e a composição. Uma das especialidades dele é essa”, explica o maestro que já presenciou o trabalho do artista em parcerias com a Sesiminas Musicoop e outros grupos orquestrais.

“Compor e arranjar, pra mim, são tarefas parecidas, ambas lidam com a criação musical, explica Fred Natalino que começou a estudar piano aos sete, formou-se no Conservatório de Música do Rio de Janeiro e em Bacharel em Música pela UFMG, e jovem ainda tornou-se uma referência na criação de arranjos para grupos orquestrais em todo país, como Orquestra Jazz Sinfônica Brasil (SP), Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ), Orquestra Sinfônica da Paraíba (PB), Orquestra de Câmara Sesiminas (MG), Orquestra Ouro Preto (MG) e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (MG). Com esta última, colabora regularmente como arranjador e pianista da série de concertos Sinfônica Pop, tendo trabalhado com Milton Nascimento, Ivan Lins, Elba Ramalho, Gal Costa, Leila Pinheiro, Luiz Melodia, Carlinhos Brown, entre outros. Em 2017 foi solista na peça "Rhapsody In Blue", de George Gershwin, sob a regência do maestro Silvio Viegas.

Hoje aos 34 anos, ele conta como funciona o processo de criação nesse limite entre o arranjar e compor. “Quando a gente compõe a gente cria o nosso próprio material musical. Já no arranjo, a gente lida com algo preexistente. Muitas vezes um arranjo é também uma composição, mesmo tendo sido escrita por outro. Muitos dos meus arranjos são composições, dependendo da maneira como trabalho os temas. Gosto de tocar primeiro a peça que vou trabalhar. O fato de ser instrumentista ajuda bastante”.

Localização
Online
Informações
Data
Conhecido pela composição de arranjos executados por orquestras de várias partes do Brasil, o jovem pianista já trabalhou em grandes shows com participação de Milton Nascimento, Ivan Lins, Gal Costa, Luiz Melodia, Elba Ramalho, Carlinhos Brown, entre outros expoentes da cena musical brasileira.
Entrada
Gratuito