Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Líricas teclas de Rachmaninov

Descrição

Vencedor do Festival Tinta Fresca 2018, Martim Butcher nos entrega sua Memória do Cardume, obra encomendada pela Filarmônica.
De indiscutível talento, o jovem pianista brasileiro Fabio Martino interpreta o Primeiro Concerto de Rachmaninov.
A Orquestra explora, pela primeira vez, as emoções do romantismo tardio e a busca por novas sonoridades contidas na Sinfonia nº 2 de Carl Nielsen.
 
O Concerto para piano nº 1 em fá sustenido menor tem o vigor e a energia próprios de Rachmaninov. O autor a compôs aos dezoito anos de idade enquanto ainda era aluno do Conservatório de Moscou. A estreia do primeiro movimento deu-se em 17 de março de 1892, no Conservatório, com a orquestra de alunos sob a regência do Diretor, Vasily Safonov, e Sergei Rachmaninov ao piano.

A versão que hoje conhecemos é de 1917, após a extensiva revisão que Rachmaninov fez de seu opus 1, meses antes de deixar a Rússia.
A nova versão foi apresentada pela primeira vez, na íntegra, em Nova York, em 1919, pela Sociedade Sinfônica Russa sob a direção de Modest Altschuler, tendo igualmente o compositor como solista. O intenso diálogo entre piano solista e orquestra é a marca registrada do primeiro movimento (Vivace), com a brilhante escrita virtuosística típica do compositor.

No segundo movimento (Andante), os temas confiados ao piano, que reina praticamente absoluto, são de um lirismo ímpar, encontrados apenas nas mais belas páginas do próprio Rachmaninov. O terceiro e último movimento (Allegro vivace) é feito de esfuziante energia.

Localização
Sala Minas Gerais -
Rua Tenente Brito Melo, 1090 - Barro Preto
Centro-Sul
Data
a
Entrada
Pago
Acessibilidade
Física/Motora
Acessibilidade parcial
PROMOÇÃO
Instituto Cultural Filarmônica
REALIZAÇÃO
Instituto Cultural Filarmônica