Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Música na Capela | Duo Insight apresenta: O Palco é Delas - Casa Fiat de Cultura

Descrição

CASA FIAT DE CULTURA HOMENAGEIA A MULHER EM APRESENTAÇÃO ESPECIAL DO DUO INSIGHT, EM NOVA EDIÇÃO DO “MÚSICA NA CAPELA”

Dupla de sopranos interpreta duetos e árias em que se destacam personagens femininas No dia 15 de março, às 11h, a Casa Fiat de Cultura abre sua programação do Música na Capela em 2020, com o Duo Insight, dupla de sopranos que fará apresentação especial no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. No recital “O Palco é delas”, Liliane Maciel e Vania Nascimento convidam o público a conhecer os enredos e as personalidades marcantes de personagens femininas, por meio de árias e duetos de óperas, sempre de forma descontraída.

O espetáculo será realizado na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço (80 lugares). O recital conta com a participação da pianista convidada Patrícia Valadão, e da atriz Jennifer Rios, que abordará o contexto histórico de cada obra, contando a história e o perfil de cada personagem. A soprano Liliane Maciel destaca que a apresentação, focada em histórias femininas, foi criada com o objetivo de destacar o papel da mulher na música clássica. “O espaço que grupos exclusivamente femininos têm é muito pequeno. Por isso, pensamos em dar ênfase a essa temática, já que há muito repertório a ser explorado dedicado a vozes femininas”, explica A apresentação foca em histórias com personagens femininas, ao fazer um paralelo com perfis que existem até hoje na sociedade. A primeira obra apresentada pelo Duo Insight, As Bodas de Fígaro, de Mozart, satiriza os costumes da nobreza, e mostra como mulheres de perfis e classes diferentes acabam se unindo para tramar, com muita sagacidade, um plano inusitado para expor as más intenções do Conde e salvar o casamento de Fígaro e Susanna. O

recital inclui, ainda, obras como a Ópera Alceste, de Gluck, em que a personagem principal, Rainha de Tessália, oferece sua vida em sacrifício ao deus Apolo para salvar a vida de seu marido, Rei Admeto. Também serão apresentadas peças de Mascagni, Pergolesi e Puccini. Além de contar a história dessas mulheres, o recital “O Palco é Delas” tem importante caráter de formação de público, apresentando as obras de forma diferente. “Ao darmos essas pinceladas nos enredos, as pessoas percebem que os temas são muito mais interessantes do que imaginavam. A partir daí, buscam outras apresentações e concertos de música erudita, não apenas a nossa”, comemora Liliane.

O projeto Música na Capela é realizado pela Casa Fiat de Cultura e pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Fiat Chrysler Finanças e do Banco Safra, apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal, e apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Expresso Nepomuceno. O objetivo é ampliar a formação musical do público, com apresentações de corais e grupos de câmara, sempre com repertório diversificado e acesso gratuito.

Localização
Capela de Santana | Jardins da Casa Fiat de Cultura - Praça da Liberdade, 10 - Bairro Funcionários
Centro-Sul
Video

 

Data
a
eEtrada gratuita, sujeita a lotação do espaço (80 lugares).
Entrada
Gratuito