Em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil, o Conservatório UFMG apresenta uma programação especial com concertos e shows que retratam manifestações muito diversas da música brasileira e ajudam a refletir sobre nossa identidade plural.
Artistas renomados e de larga experiência em campos musicais específicos estarão dividindo sua música, suas ideias e sua vivência dentro do grande universo da música brasileira.
São 11 apresentações, no período de setembro a novembro de 2022, com artistas e obras de diferentes períodos e estilos da música brasileira dos últimos 200 anos.
Dentre as temáticas abordadas estão o choro, o samba, o rap, as canções brasileiras (eruditas e populares), a música instrumental, as musicalidades indígenas e afro-brasileiras, a música para a infância e as criações contemporâneas.
A abertura da programação do “Especial 2022: Retratos do Brasil” será realizada no próximo dia 13 de setembro, terça-feira às 19h30, com o tradicional grupo de choro Flor de Abacate que convida o trompetista Silvério Pontes e o cavaquinista Ausier Vinícius.
O evento faz parte das comemorações ao bicentenário da independência do Brasil. Mais cedo, às 17h15, será realizado um workshop e lançamento do álbum “Quando os ventos se encontram” com Silvério Pontes.
O projeto “Especial 2022: Retratos do Brasil” também abre espaço para o questionamento, a partir de uma abordagem decolonialista, da própria ideia do que seria nossa ‘independência’ cultural nestes 200 anos e o caráter nacional (ou não) de nossa música, relembrando e atualizando alguns ideais da Semana de Arte Moderna e percebendo como a ideia de ‘brasileiro’ se molda e/ou se modifica dependendo da época e do contexto.
Além do Bicentenário da Independência, durante o Especial serão lembrados outros acontecimentos que marcam 2022, dentre eles os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que impactou a música produzida no país e os 50 anos do Clube da Esquina, movimento de notável relevância na música de Minas Gerais.
Também serão celebrados momentos especiais para a Universidade Federal de Minas Gerais: seus 95 anos e a criação, neste ano, de sua Pró-Reitoria de Cultura (ProCult).
As apresentações integram a agenda de séries musicais já realizadas no Conservatório: Conexões Musicais, que ocorre às terças-feiras, 19h30; Ciranda, dedicada ao público infantil, aos sábados às 16h e Perspectiva/Circuito Cultural UFMG, sextas às 20h.