Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Séries Lírico ao Meio-dia e Lírico em Concerto - Abertura 2020 (CANCELADO)

EVENTO CANCELADO
EVENTO CANCELADO
Descrição

A Fundação Clóvis Salgado abre os concertos de 2020 com duas apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, com participação do pianista português Bernardo Santos e regência do maestro Silvio Viegas. As apresentações acontecerão  no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, com repertório em homenagem aos 250 anos de Beethoven.

O concerto é totalmente dedicado a Ludwig van Beethoven, considerado o compositor clássico mais escutado do mundo e um dos embaixadores da cultura europeia. Suas composições já fazem parte do imaginário musical, tendo sido amplamente usadas no universo da música, do cinema e da publicidade. Conforme o maestro Silvio Viegas, a escolha do repertório foge do lugar comum, uma vez que focou em obras representativas e, nem sempre, tão tocadas. “A abertura selecionada, A Abertura Consagração da Casa, não é muito conhecida, mas é uma das mais bonitas do compositor e uma das mais difíceis, com vários solos, com trechos bastantes desafiadores para a orquestra, com mudanças de andamento”, o maestro pontua. Em sequência, escolheu-se o Concerto Para Piano Nº 4 em Sol Menor, que não é tão tocado quanto o Concerto Nº5, o Imperador, mas é, segundo as palavras do maestro, muito intimista, e contará com a parceria do pianista português Bernardo Santos.

O grande diferencial desse concerto é a maestria com a qual Beethoven equiparou a importância do piano e da orquestra, sabendo trazer todas as possibilidades expressivas do piano e não colocando o instrumento em segundo plano em relação à orquestra. O espetáculo se encerra com Fantasia Coral, que reúne piano, coral e orquestra. Silvio Viegas ressalta o grande diferencial do Palácio das Artes: contar com uma Orquestra Sinfônica e um Coral Lírico na composição do seu organismo. Fantasia Coral se faz, então, a escolha ideal para prestigiar os dois corpos artísticos e o solista presentes. Trechos do repertório serão interpretados, durante a série Sinfônica e Lírico ao Meio-dia, com entrada gratuita.

Localização
Grande Teatro Cemig Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1.537 - Centro
Centro-Sul
Video

 

Data
a
Dia 10 - Gratuito
Fundação Clóvis Salgado realiza concerto de abertura da temporada 2020 em comemoração aos 250 de nascimento de LUDWIG VAN BEETHOVEN.
Terça-feira | 12h e Quarta-feira | 20h30
Entrada
Pago