Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

Vídeo Sinfônica Pop com Maurício Tizumba - Homenagem aos 300 anos de Minas Gerais

Descrição

Para celebrar os 300 anos de Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado faz ecoar a voz e a relevante presença do negro na formação da identidade cultural do povo mineiro. Conhecido como um dos mais importantes difusores da cultura popular, o dono de muitos toques dos tambores mineiros, Maurício Tizumba, agora conta com a parceria de novas cordas, madeiras, metais, tímpanos, teclas, batidas percussivas e, claro, muitas vozes. Nessa nova produção da FCS, são exaltadas as cores, as crenças e os ritos mineiros, levando o público ao encontro de nossa diversidade artística, cultural, religiosa e racial.

Pela primeira vez, o artista Maurício Tizumba se apresenta ao lado da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, por meio do aclamado programa Sinfônica Pop, realizado pela Fundação Clovis Salgado (FCS), adaptado ao formado digital pelo projeto Palácio em sua Companhia. Participam da produção as percursionistas convidadas Beth Livas, Danuza Menezes, Elisa de Sena e Raquel Coutinho, que fazem parte do Espaço Cultural Tambor Mineiro, projeto ligado ao congado e à percussão afro-mineira idealizado pelo próprio Tizumba. O vídeo conta com a direção musical do Maestro Titular da OSMG, Silvio Viegas, e da Maestrina Associada ao CLMG, Lara Tanaka, a partir do arranjo da canção de Tizumba A Criação, feito por Fred Natalino especialmente para a ocasião. Esta produção possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

“São 300 anos de um dos Estados mais importantes de nosso país. Aqui aconteceram grandes lutas e resistências que ajudaram em nossa independência: politicamente, Minas Gerais sempre esteve à frente. Culturalmente, para a arte brasileira, possuímos inúmeros artistas que ajudaram a contribuir na construção da MPB”, ressalta Maurício Tizumba. “Ary Barroso, Clara Nunes, João Bosco, Milton Nascimento, Skank, Jota Quest, Sérgio Pererê, Vander Lee: sempre cantando as coisas de Minas. E na minha música, como na de grades artistas mineiros, está a história afro-mineira, a resistência do Congado, o reinado negro. 300 anos fazem com que acreditemos que somos vitoriosos, que vamos viver mais e mais tempo, repassando nossa cultura e reforçando a importância da música mineira no cenário nacional”.

Localização
online
Data
Orquestra Sinfônica e Coral Lírico, em parceria com Maurício Tizumba, celebram 300 anos de MG em vídeo inédito da série SINFÔNICA POP.

Gravação da música A Criacão, composta por Tizumba, também conta com a participação de percursionistas do Espaço Cultural Tambor Mineiro
Entrada
Gratuito