Eventos /  Apresentação artística la la-ticket green  /  Música

VIII Concurso Jovens Solistas - Sinfônica em Concerto

Descrição

A Fundação Clóvis Salgado realiza o concerto de premiação do VIII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Este evento contempla premiação para as modalidades de instrumentistas e regência. Como prêmio, os vencedores participarão das edições especiais das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto, com regência de Roberto Tibiriçá, ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Para abrir o concerto, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais executa Abertura, da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, e Abertura, da ópera Leonore 3, de Beethoven.

Trechos das composições serão executados na terça-feira, 14 de abril, ao meio-dia, com entrada gratuita. Na ocasião, algumas pessoas da plateia serão sorteadas para assistir ao concerto do palco. Trata-se do projeto De Dentro do Palco, uma sugestão do regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Silvio Viegas, que visa ampliar a difusão da música erudita. Já a versão integral das obras será apresentada no concerto de gala, na quarta-feira, 15 de abril, às 20h30, com ingressos a venda por preços populares.

Roberto Tibiriçá foi regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais de 2010 a 2013 e é o atual titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música. O maestro venceu o prêmio Jovem Regente da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nos anos de 1983 e 1984, onde passou a ser o Principal Regente-Convidado, atuando por quase 18 anos ao lado do Maestro Eleazar de Carvalho, criador do Concurso de Jovem Regente da Osesp.

Em 2010, o maestro sugeriu o concurso em igual formato para a Fundação Clóvis Salgado. Concurso Jovens Solistas – O VII Concurso para Jovens Solistas da OSMG busca prestigiar o talento do jovem estudante de música erudita brasileiro, além de oferecer a oportunidade para os selecionados se apresentarem ao lado de Corpos Artísticos profissionais, revelando seu talento para o público, crítica especializada e para o mercado de trabalho.

Este evento tem co-realização da APPA – Arte e Cultura.

Localização
Grande Teatro Cemig Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
Centro-Sul
Video

 

Data
a
12h | terca-feira - Gratuito
20h30 | quarta-feira - Pago
Entrada
Pago