Eventos /  Cinema la la-ticket green  /  Audiovisual

Cinema: Rétrospective - Jérôme Bel no Teatro Marília

Descrição

A nova criação de Jérôme Bel resulta no formato de um filme/ retrospectiva, que evidencia, em sua obra, a constante presença de uma reflexão sobre a dimensão política na dança. Confrontando obras antigas de seu arquivo com as atuais, o Filme "Rétrospective" de Jérôme Bel revela, mais do que as imagens, o pensamento do autor, inscrito no conjunto de suas obras.
 
Sendo sua vigésima peça, Jérôme  Bel busca, mais do que produzir um novo trabalho, lançar um olhar subjetivo sobre suas criações anteriores. Com este propósito, o filme resulta de uma proposta de mão dupla na qual, ao apanhado de suas obras antigas, se junta uma correspondência com imagens filmadas de obras mais recentes.
 
São 18 danças extraídas dos seus espetáculos mais significativos entrelaçados em um sistema de rede deixando transparecer os desdobramentos de sua reflexão  sobre a dança. A proposta desta nova peça de Jérôme Bel compreende então apenas imagens de cenas projetadas na tela sem nenhuma presença de pessoas ao vivo contracenando com elas. 

Esta obra pensada como um filme/retrospectiva se instala como um corte transversal no centro de sua própria obra, para que dali possa emergir suas preocupações vitais ou seja, o corpo, a linguagem, o poder, a vulnerabilidade, com foco na inter-relação entre dança e política. Por questões ecológicas a companhia Jérôme Bel não utiliza o avião para se deslocar. Este filme surge como uma possibilidade de difundir internacionalmente sua obra.

 
Encerramento do VAC 2020 - Parceria com projeto "Terça da Dança"
 

Após a exibição do filme teremos um bate papo com Júlia Guimarães Mendes - Pesquisadora, professora, crítica teatral e jornalista.