Circuito do Pão de Queijo

Ícone Descrição

Descrição

Redondo, pode ser grande ou pequeno. Crocante por fora, macio por dentro. Quentinho, harmoniza bem com café, chá ou com bebidas geladas, até com cerveja. Feito à base de polvilho azedo, ovos, sal, óleo (vegetal ou animal) e queijo, muito queijo, essa iguaria está na mesa dos mineiros há quase 300 anos e, de tão saboroso, já ficou conhecido em todo o Brasil e em várias partes do mundo.

Claro, estamos falando dele, do pão de queijo.

Um dos maiores símbolos da cozinha de Minas Gerais, um verdadeiro patrimônio mineiro, cuja forma de fazer foi passada de geração em geração desde meados do século XVIII e, hoje, é encontrado em todos os cantos de Belo Horizonte: dos bares mais simples aos mais sofisticados, passando por padarias, confeitarias, hotéis e até restaurantes premiados.

Ao longo dos anos, cozinheiras e cozinheiros foram aprimorando e diversificando a forma de fazer o pão de queijo.

Tem pão de queijo assado, frito, com farinha de mandioca ou goma de tapioca, simples ou recheado, tem até pão de queijo vegano e ovo de páscoa de pão de queijo.

O que vale é o sabor e o gosto do freguês. Tem gente que come de manhã, outros preferem no lanche da tarde, há quem coma o dia inteiro!

Para celebrar essa relação tão afetiva entre o belo-horizontino e seu quitute favorito, foi criado o Circuito do Pão de Queijo.

Que vai percorrer alguns estabelecimentos de Belo Horizonte onde é possível conhecer (se é que alguém ainda não conheça), degustar e saborear a iguaria.

Sempre com ingressos gratuitos, os participantes poderão conhecer algumas receitas especiais do salgado, conversar com os produtores e entender como as diferenças no preparo é que tornam o pão de queijo tão especial.

A escolha dos lugares visitados ficou à cargo do chef Renan Bastos, que criou uma verdadeira seleção.

E melhor, marcando presença em quatro bairros tradicionais da cidade: Savassi, Santa Tereza, Floresta e Anchieta, para provar que tem pão de queijo “bão” pra tudo que é lado de BH.

Os passeios, no formato walking tour, terão sempre dois pontos de encontro com os participantes, próximos ao local escolhido para as degustações.

A condução do passeio será feita pelo especialista em turismo de experiências Saulo Lisboa, da Livre Viagens e Turismo.

Confira a programação:

08/06 – Belô Cafeteria e Doceria – Rua Sergipe, 1329 (Savassi) 18h - Primeiro ponto de encontro: Rua Fernandes Tourinho, 500 (em frente ao Redentor Bar) 18h15 - Segundo ponto de encontro: Praça Diogo Vasconcelos (Praça da Savassi), em frente ao Mc Donald’s. 18h30 – Chegada no local

09/06 – Raízes Café Arte – Rua Mármore, 138 (Santa Tereza) 18h - Primeiro ponto de encontro: Rua Estrela do Sul, 89 (em frente ao Cine Santa Tereza) 18h15 - Segundo ponto de encontro: Praça Duque de Caxias, 220 (em frente à Paróquia de Santa Tereza e Santa Terezinha) 18h30 – Chegada no local

10/06 – Floresta Orgânica – Avenida do Contorno, 1727 (Floresta) 8h30 - Primeiro ponto de encontro: Praça Zamenhof 8h45 - Segundo ponto de encontro: Rua Silva Jardim, 100 (em frente à Paróquia Nossa Senhora das Dores) 9h – Chegada no local

10/06 – Minas Demais – Avenida Bandeirantes, 1725 (Anchieta) 11h30 - Primeiro ponto de encontro: Avenida Afonso Pena, 4374 (em frente ao Boi Vitório) 11h45 - Segundo ponto de encontro: Praça da Bandeira, 1808 12h – Chegada no local

Para encerrar, ainda no dia 10 de junho, após as duas visitas, haverá um encontro de confraternização no Sesc Palladium, também com uma programação bastante especial:

- Bate-papo com Robson Costa, gerente da Laticínios Irmãos Costa, também conhecida como “Barraca da Dona Zelinha”, uma das mais antigas do Mercado Central, com quase 50 anos de tradição. Filho de Dona Zelinha, Robson vai falar sobre o comércio de queijos e outros derivados de leite na capital mineira e o simbolismo do pão de queijo para a cultura gastronômica de Minas Gerais;

- Cozinha-show com o chef Renan Bastos, que vai ensinar os truques para fazer um delicioso pão de queijo com ingredientes caseiros;

- Show com o músico e professor Wender Pereira, saxofonista da Orquestra Opus e da banda Os Distraídos; O Circuito do Bão de Queijo foi idealizado pela RB Gastronomia e Eventos, com apoio da Livre Viagens e Turismo e produção executiva da Gás Produtora.

O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Sesc Palladium - Avenida Augusto de Lima, 420 - Centro
Centro-Sul
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
a
a
Dia 10/06, após as duas visitas, haverá um encontro de confraternização no Sesc Palladium das 16h às 19h.

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar