Eventos /  Congresso la la-ticket green  /  Ciências Humanas

XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - Conbrace 2021 / IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte - Conice 2021 - Online

Descrição

Sobre o CBCE

Criado em 1978, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) é uma entidade científica que congrega pesquisadores ligados à área de Educação Física/Ciências do Esporte. Organizado em Secretarias Estaduais e Grupos de Trabalhos Temáticos, liderados por uma Direção Nacional, possui representações em vários órgãos governamentais, é ligado à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e está presente nas principais discussões relacionadas à área de conhecimento. O seu evento científico nacional, o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), realizado a cada dois anos, está entre os principais do país. Além disso, são realizados periodicamente congressos estaduais e ou regionais, bem como encontros dos Grupos de Trabalho Temáticos, sempre de relevada importância e contando com ampla participação da comunidade acadêmica. Nos últimos anos profissionalizou-se a estrutura administrativa de nossa entidade e suas ações tornam-se cada vez mais visíveis. Com tudo isso, convidamos você a também integrar como associado do nosso Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Após ouvir a comunidade de pesquisadores, pesquisadoras, professores, professoras e estudantes associados do CBCE; avaliar o aumento do número de casos de contágio pelo COVID-19 no Brasil (mais de 4.000.000 de casos confirmados) e suas múltiplas formas de transmissão; aferir o número diário de mortes que, em razão de sua alta letalidade (2,71 no Brasil), já ultrapassa os 450.000 óbitos; perceber a lenta evolução da vacinação que, em cinco meses, apenas, atingiu pouco mais de 13% da população brasileira com a segunda dose; constatar a falta de uma política sanitária sólida de combate à pandemia, bem como a fragilidade organizativa e política do atual governo federal brasileiro, vemo-nos em situação de concluir o que segue.

Esses números objetivos colocam nossa subjetividade em alta e em alerta, uma vez que não expressam a totalidade do sofrimento de toda ordem das famílias brasileiras, especialmente as mais pobres, que são as maiores vítimas em todos os momentos trágicos da nossa história. 

Assim, constata-se haver coerência entre preservar vidas, afirmar as ciências e realizar o XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte de modo não presencial.

Examinando, por fim, os comunicados oficiais e vozes da UFMG sobre a inviabilidade das atividades acadêmicas presenciais nessa instituição de ensino (como na maioria das Universidades brasileiras) e verificando a grande dificuldade para realizar eventos presenciais, resolve-se:

COMUNICAR ao grande público que toda a programação do XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte será realizada no formato remoto, em dois momentos: 13 a 17 de setembro e 12 a 17 de dezembro.

Nesse sentido, agora, passamos a arregimentar recursos e meios para que a participação de associados e associadas esteja à altura de edições anteriores que se realizaram de forma presencial. Cremos que, juntos, irmanadas as comunidades da UFMG e do CBCE, de forma presencial. Cremos que, juntos, irmanadas as comunidades da UFMG e do CBCE, não mediremos esforços para garantir a participação e a apresentação das mesas-redondas e das comunicações científicas com todos os cuidados técnicos adequados e, dessa forma, garantir a elevada qualidade científica e política do evento.

Direção Nacional do CBCE

 

Localização
ONLINE
Data
a
a
Os eventos serão realizados no formato remoto, em dois momentos: 13 a 17 de setembro e 12 a 17 de dezembro.
Entrada
Pago
PROMOÇÃO
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
REALIZAÇÃO
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)