Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Histórias de Confinamento "experiência teatral virtual" - Grupo Galpão

Descrição

Uma das mais importantes companhias da cena teatral nacional, o Grupo Galpão vem adaptando seu processo de criação à realidade virtual em tempos de pandemia.

Em maio deste ano, o grupo deu início a uma campanha online em que convidava o público a compartilhar relatos, reais ou fictícios, do cotidiano em quarentena.

Desse material nasce Histórias de Confinamento, uma experiência virtual que tem como intuito retratar, por meio do teatro, as vivências comuns desse período atípico.

O trabalho audiovisual tem direção de Eduardo Moreira e Inês Peixoto, integrantes do grupo, e de Thiago Sacramento, designer, videomaker e artista gráfico.

Serão 6 apresentação, ao vivo, veiculadas no canal oficial do Galpão no youtube, de 20 a 29 de novembro, de sexta a domingo, sempre às 20h.

Os vídeos serão retirados do ar 15 minutos após o final de cada sessão.

O acesso é gratuito e sem ingresso, mas quem quiser apoiar financeiramente a temporada de estreia do projeto, pode fazer sua contribuição no Sympla.

Um relato que poderia ser real, imaginário, cômico, dramático, trágico, absurdo, lírico, prosaico, pessoal ou sob qualquer ponto de vista. Foi assim que o Grupo Galpão convidou o público a participar do Histórias de Confinamento e assim ajudar a criar uma narrativa, por meio do teatro, desses tempos de pandemia.

“O teatro é o retrato de uma época.

Como artistas e cidadãos, é nossa tarefa testemunhar e relatar este momento, com senso de observação e verdade, mas sem abandonar a imaginação, nossa matéria prima essencial”, diz Eduardo Moreira, um dos diretores do projeto.

Foram enviados quase 500 textos de pessoas de várias partes do Brasil.

Desses, foram selecionados 18 relatos que serviram de base para uma teia narrativa confeccionada por diversas cenas da vida privada em isolamento social.

“O ponto de partida é o olhar do homem comum, do nosso público que nos acompanha e que estabeleceu uma afetuosa e constante relação com a nossa trajetória artística”, comenta a codiretora Inês Peixoto.

Localização
online
Video

 

Data
a
Grupo Galpão estreia “Histórias de Confinamento”, experiência teatral virtual criada a partir de relatos enviados pelo público
Entrada
Pago