Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Audiovisual

Podcast Leituras - Centro Cultural UFMG

Descrição

O Centro Cultural UFMG lança nesta sexta-feira, dia 19 de março de 2021, o Podcast Leituras, um projeto que pretende disponibilizar mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à literatura.

A proposta surgiu para ampliar a programação online do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo literário, bem como dar visibilidade aos escritores e pesquisadores da área, que estão tendo que explorar alternativas infindas do mundo virtual para adaptar suas narrativas às novas tecnologias.

O Podcast Leituras abre um espaço de diálogo para os autores disseminarem a arte da escrita, além de dar oportunidade aos ouvintes de se aventurarem pelo prazer da leitura e escuta de textos literários, em um momento em que os livros têm um papel fundamental na reimaginação do mundo.

Para tanto, os convidados vão apresentar leituras de trechos autorais, contação de histórias, conversas sobre os processos criativos de suas obras e de todo o âmbito da arte produzida com as palavras.

Além do mais, nos concederão acesso a textos de sua autoria, que serão disponibilizados em nossa conta do Issuu. No episódio de estreia tivemos um bate-papo com o mineiro Evandro Alves, mais conhecido como Alves.

Ele é cartunista, ilustrador autodidata, poeta, quadrinista, geógrafo e mestre em geografia pela UFMG. Autor dos livros “Lobo-Guará e Lobeira”, “A rua de lá” e “Cerrado em quadrinhos”, foi vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, que em seu trabalho destaca o cerrado e o seu processo de devastação.

Alves nos conta que nasceu na terra de Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, mas foi no meio da fauna e da flora do cerrado de Lagoa Santa que ele cresceu e trouxe memórias afetivas e características marcantes para o seu trabalho.

Embora trabalhe com temas políticos, econômicos e esportivos, a temática ambiental tem um espaço muito amplo em sua obra.

Foi por volta de 2008 que começou a trabalhar, de forma acadêmica, com o cerrado. Seu orientador, sabendo que ele era cartunista, propôs a criação de quadrinhos com esse assunto e, desde então, Alves tenta mostrar uma faceta mais bonita desse bioma brasileiro, suas diversidades e suas comunidades.

O cartunista fala sobre a publicação dos seus livros e sua veia poética para escrever, a proximidade dos quadrinhos com a literatura e a influência de Guimarães Rosa em seu trabalho.

Alves relata como foi sua experiência como roteirista para o estúdio Maurício de Sousa Produções e menciona sua recente participação no livro “Paper. Pen. Pandemic. – Viral Cartoons from around the Globe”, um livro internacional que reúne trabalhos de artistas de diversos países sobre os impactos da Covid-19 no mundo.

Na sequência, ele nos diz como tem sido sua rotina de trabalho e produção artística durante este novo normal e seus planos e projetos para o futuro, além de trazer uma reflexão sobre o tempo atual e os traços na produção das charges, um mundo de tanto imediatismo e instantaneidade que apressa todo o processo de criação.

Alves faz uma relação da arte com a ciência e com toda a bagagem da geografia que ele traz para o seu trabalho artístico. Para concluir, expressa um desabafo sobre essa crise de saúde que estamos atravessando e a esperança na ciência.

Localização
online
Data
a
Centro Cultural UFMG inaugura podcast sobre literatura
Entrada
Gratuito