Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Cultural

I Encontro Internacional de Desenho Contemporâneo: DesenhoTerra-DessinTerre

Descrição

Nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2021, às 14h, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube o “I Encontro Internacional de Desenho Contemporâneo: DesenhoTerra-DessinTerre”, promovido pelo Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo – NEDEC.

O evento propõe reflexões acerca do exercício do desenho no contexto atual de isolamento social, convocando a atenção dos artistas e pesquisadores para a associação entre o desenho e a terra a partir de um reconhecimento das superfícies de inscrição humana – o solo, o chão, o terreno – sobre as quais caminhamos, plantamos e habitamos. Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo formulário virtual.

Sob a premissa dessa superfície como testemunho dos nossos gestos e ações, configurou-se o desejo de construir um evento que, reconhecendo a fertilidade da terra, busca afirmar e principalmente problematizar – por meio do desenho – todo um modo estar/viver com um (eco)sistema em transformação, transmudação, destruição, desconstrução.

Este desenhoterra, que reconhecemos comum à arte e à vida, incita uma partilha a ser experimentada coletivamente, para além das fronteiras e dos territórios, e também não afasta a potência da experiência de solitude, que guarda em si uma raiz na palavra solo.

A solitude vivida e experienciada por todos nós, agora de modo mais intenso em virtude do isolamento social, torna-se um mote para a produção dos artistas, embora muitos destes já a tenham como companhia constante.

Isso nos leva a pensar e partilhar possíveis modos de ser e estar desenho: desenho-sozinho; desenho-caminho; desenho-plantio; desenho-habitado; desenho-terra.

O evento foi organizado pelo grupo de pesquisa NEDEC, criado em abril de 2019, pela Profa. Dra. Camila Moreira, da Escola de Belas Artes da UFMG, que é também sua coordenadora.

O núcleo possui atualmente três linhas de pesquisa: Desenho Contemporâneo, Desenho e Hibridismo de linguagens e Desenho Pensamento e Escrita.

O encontro está sendo promovido pela linha de pesquisa Desenho Contemporâneo, que é composta pelos professores/pesquisadores/artistas: Andréa Vilela, Camila Moreira, Roberto Bethônico e Rodrigo Borges – da Escola de Belas Artes da Universidade Federal Minas Gerais; Isaura Pena, Júnia Penna e Letícia Grandinetti da Escola Guignard – UEMG e Glayson Arcanjo – UFG.

A atividade conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, representada pelo Adido Cultural Sr. Vincent Nédelec, com a Aliança Francesa em Belo Horizonte representada pelo Sr. Yves Mahé, e o Centro Cultural UFMG.

Localização
online
Data
a
a
a
Centro Cultural UFMG transmite encontro internacional de desenho contemporâneo na próxima semana
Entrada
Gratuito