A Astronomia é uma das mais antigas ciências e fonte de conhecimentos e questionamentos para o surgimento de muitos dos outros saberes.
A aplicação dessa ciência afeta as nossas vidas de modo relevante, como por exemplo a organização do calendário, as estações do ano, a variação anual da incidência de luz solar para o plantio de alimentos, isso só para citar alguns exemplos.
Desde os tempos mais antigos, o ser humano observava os astros, utilizando conhecimentos astronômicos para o desenvolvimento de suas atividades. Mas ainda hoje, em pleno século XXI, o ensino da Astronomia ainda é um desafio, principalmente na educação básica.
Uma pergunta recorrente é: como abordar os conteúdos de Astronomia presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Comum Curricular, nas aulas de ciências buscando uma aprendizagem mais efetiva?
Pensando nisso, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza nesta segunda-feira, às 19h, uma live do projeto Educação na Praça sobre Astronomia na educação básica.
Será um bate-papo com o professor Arjuna Casteli Panzera, autor do livro "Astronomia no Ensino de Ciências", entre outras publicações, que vai abordar propostas de atividades práticas e metodologias inovadoras para serem desenvolvidas por professores e estudantes visando a aprendizagem da Astronomia.
Aberto ao público e com transmissão pelo youtube.com/espacoufmg, o evento é voltado a professores, principalmente do ensino fundamental de Ciências e educadores e estudantes, interessados no Ensino da Astronomia em escolas e em outros espaços formais ou não-formais de ensino.
O professor Carlos Villani, diretor adjunto do museu e coordenador do Núcleo de Astronomia, chama a atenção sobre “a dificuldade de acesso dos professores, principalmente do ensino fundamental, a metodologias de ensino, aulas práticas e até mesmo aos próprios conteúdos de Astronomia nos cursos de graduação e nos livros didáticos”.
Daí a importância de se promover conversas e livros sobre a temática.