Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Educação

Projeto Aulas Abertas #11 - "Arte e cultura como fortalecimento da saúde mental"

Descrição

Projeto Aulas Abertas #11 - "Arte e cultura como fortalecimento da saúde mental" com Professora  Regina Céli Fonseca Ribeiro.

A convidada do projeto Aulas Abertas desta semana, a professora Regina Céli Fonseca Ribeiro, compartilha dois momentos de encontro com a arte e a cultura em seu percurso na terapia ocupacional, enfatizando o segundo momento, que é o momento atual. O primeiro, a arte ocupava o lugar de recurso terapêutico e, o segundo, a arte e a cultura encontram cidadãos com sofrimento mental na cidade.

Em sua fala, ela cita projetos e iniciativas sociais que articulam a arte e a cultura como forma de transformar o discurso de incapacidade e a discriminação relacionada aos loucos, abrindo portas para uma nova forma de convivência familiar, comunitária e social.

Para ilustrar, ela menciona o programa de rádio Louca Sintonia, transmitido pela Rádio UFMG Educativa, que tem a proposta de abordar a luta antimanicomial e discutir questões relativas ao universo da saúde mental. Regina cita também o coletivo de teatro Sapos e Afogados, que tem o intuito de ressignificar o lugar da arte e investigar o papel da loucura na produção cultural, promovendo a inserção social das pessoas com sofrimento mental.

Regina Céli Fonseca Ribeiro é Terapeuta Ocupacional, Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, Doutora em Psicologia Social pela UFMG e Diretora Adjunta do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Localização
Video