Eventos /  Encontro la la-ticket green  /  Literatura

#Sempre Um Papo Em Casa com Charlotte de Castelnau-L’Estoile e Silvia Hunold Lara

Descrição

Afonso Borges recebe a escritora e historiadora francesa Charlotte de Castelnau-L’Estoile e a historiadora e professora da Unicamp, Silvia Hunold Lara, para uma conversa sobre o Livro “Páscoa Vieira Diante Da Inquisição – Uma Escrava Entre Angola, Brasil E Portugal No Século XVII” (Bazar do Tempo), escrito por Charlotte.

Essa será mais uma edição virtual do “Sempre um Papo” com transmissão ao vivo no Youtube, Instagram e Facebook do Projeto.

O encontro vai acontecer no dia 15 de dezembro, terça-feira, às 15h.

O livro narra a história da angolana Páscoa Vieira, recuperada em uma minuciosa pesquisa histórica que traz à luz a trajetória dessa mulher escravizada em seu país natal e vendida para um senhor na Bahia, onde é presa pela Inquisição sob acusação de bigamia.

Mesmo diante do implacável tribunal do Santo Ofício, em Portugal, para onde foi levada, Páscoa não se dobrou, assumindo a condução de sua própria história e revelando através dela um surpreendente panorama das sociedades escravistas no Brasil e em Angola no século XVII, e o papel da Igreja católica nesse contexto.

O livro acaba de receber na França um prêmio muito importante: Prêmio do Senado do Livro de História. “Páscoa Vieira Diante Da Inquisição – Uma Escrava Entre Angola, Brasil E Portugal No Século XVII” (Bazar do Tempo), escrito por Charlotte de Castelnau-L’Estoile acaba de receber na França um prêmio muito importante: Prêmio do Senado do Livro de História e também foi condecorado com o Prêmio Lycéen do Livro de História.

O evento integra as atividades do #SempreUmPapoEmCasa, sequência de eventos patrocinados pela Cemig, Itaú e Mater Dei, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo.

Localização