Eventos /  Espetáculo la la-ticket green  /  Artes Cênicas

Espetáculo "As Mãos Sujas"

Descrição

A ZYRÉ produções, uma produtora independente,disponibilizou o espetáculo "As Mãos Sujas" está disponível online. O registro foi realizado na temporada de 1 a 24 de novembro no Sesc Ipiranga.

Resenha por Dirceu Alves Jr.
Escrito pelo francês Jean-Paul Sartre na corrente existencialista do pós-guerra, o drama As Mãos Sujas (1948) chega até 2020 em triste sintonia com a contemporaneidade brasileira. O espetáculo, dirigido por José Fernando Peixoto de Azevedo, transita entre o discurso teórico alimentado com relativa ingenuidade por uns e a prática supostamente necessária para exercer o poder defendida por outros. É no primeiro time que se enquadra Hugo (interpretado pelo vigoroso Vinicius Meloni). Intelectual burguês, ele se engaja no Partido Comunista em uma região dominada por inimigos fascistas.

Em sua idealização, Hugo não se conforma com as atitudes tomadas por Hoederer (papel de Rodrigo Scarpelli, ótimo), o presidente do partido, que faz alianças com conservadores a fim de enfrentar os adversários. A trama ganha um salto de tempo, e Hugo depara com as consequências de tais atitudes em um futuro não distante. Percebe também que outros personagens, como sua mulher, Jéssica (a atriz Gabriela Cerqueira), se deixaram seduzir pela proximidade do poder. O diretor José Fernando constrói uma encenação fluente, que flerta com o pop e vem carregada de diferentes recursos de linguagem, fundamentais para driblar as três horas de duração. O mais comum deles é o uso de uma câmera que filma os atores e transmite o ponto de vista de cada um ao público. Também existe a escolha de um caminho tragicômico, muito bem explorado por Meloni, que contribui para a composição do perfil por vezes inocente de Hugo. 

Localização
Online
Data
a
Entrada
Gratuito
Tags