Eventos /  Espetáculo la la-ticket green  /  Cultural

Espetáculo: "Querença" - Centros Culturais de BH

Descrição

O espetáculo “querença”, mais recente montagem da Breve Cia, chega aos Centros Culturais Venda Nova, Alto Vera Cruz e Bairro das Indústrias, na região do Barreiro.

Em programação gratuita, a peça que foi vencedora do prêmio "Cena Espetáculo" do Galpão Cine Horto e fez temporada de estreia em abril, já está de volta aos palcos, buscando ampliar as conexões com a cidade e seus públicos.

Nascida da cena “Uma, Outra”, apresentada no Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, o desejo que suleia a pesquisa de “querença”, é o de revelar memórias e trajetórias de mulheres negras contemporâneas e ancestrais, a fim de transpor, dar vazão, ecoar vozes que foram submetidas ao silenciamento, por meio da construção e encenação de um texto espetacular da dramaturga Amora Tito.

A cena surgiu após a leitura de alguns textos de feministas negras, dentre eles o texto “A transformação do silêncio em linguagem e em ação”, de Audre Lorde, militante e feminista negra-caribenha- estadunidense. A invisibilidade e silenciamento que Lorde cita também se faz presente no contexto de mulheres negras brasileiras. 

“Querença” trata os universos femininos, tecendo lugares de enunciação de personagens femininas negras que se amam e que não se encaixam em estereótipos construídos pela sociedade hegemônica. Em cena a musicalidade desvela gemidos de prazer e dor, o canto rasga os peitos e as risadas preenchem o palco em um ir e vir da gangorra das memórias.

 

- A circulação de “querença” acontece no CC Alto Vera Cruz no dia 23 de julho, com bate-papo em seguida com a convidada Priscila Tomas.

- No CC Venda Nova, a apresentação é no dia 30 de julho, e bate-papo com Madu Costa.

- Por fim, no Bairro das Indústrias, a peça se apresenta dia 06 de agosto, e traz Vanderleia Reis para a conversa.

 

 

Localização
Centros Culturais de BH
Informações
brevecompanhia@gmail.com
Data
a
a
a
- As sessões estão sujeita a lotação e não é necessário retirada de ingresso para o espetáculo.

- As apresentações do projeto tem acessibilidade em libras.
Entrada
Gratuito