Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

CineCentro Convida: Rafael Conde - Centro Cultural UFMG

Descrição

O Centro Cultural UFMG inaugura em setembro o CineCentro Convida, projeto voltado para a realização de mostras idealizadas por curadores convidados.

O objetivo é dar acesso a uma seleção de filmes que vão além do óbvio, permitindo novos olhares e proporcionando ao público uma programação mais diversa e plural.

A curadoria da primeira edição é do diretor e professor Rafael Conde, que escolheu seis curtas-metragens de sua autoria para dar início à mostra.

Os filmes receberam diversos prêmios nacionais e internacionais e são do gênero documentário e ficção.

O curador compartilha, ainda, um pouco da sua trajetória e obra em vídeo disponível no canal do Centro Cultural UFMG no YouTube.

Rafael Conde nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais

É diretor de cinema, graduado em Ciências Econômicas pela UFMG, mestre em Artes/Cinema pela USP e doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO com bolsa sanduíche em Performance Studies na NYU|TISCH.

Dirigiu documentários e programas jornalísticos para a Rede Minas de Televisão, foi coordenador do Cine Humberto Mauro e do Setor de Cinema da Fundação Clóvis Salgado.

É professor pesquisador do Departamento de Fotografia e Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.

No teatro codirigiu a peça “A brincadeira” (2015-2016) para o Circuito CCBB e dirigiu o “Projeto Experimentos Cênicos” com o Grupo Galpão (2019). Publicou artigos e, em 2019, lançou o livro “O ator e a câmera: investigações sobre o encontro no jogo do filme”.

Dentre seus trabalhos destacam-se: “Uakti – oficina instrumental”; “Musika”; “A hora vagabunda”; “O ex-mágico da taberna minhota”; “Françoise”; “Samba-Canção”; “Rua da amargura”; “A chuva nos telhados antigos”; “Fronteira”; “Bili com limão verde na mão”; “Berenice e a fundação da música” e “A verdade no olhar do ator que mente”, todos com longa carreira de exibição e premiados em festivais no Brasil e exterior.

Localização
online
Video

 

Data
a
Diretor Rafael Conde realiza mostra de cinema de setembro do Centro Cultural UFMG
Entrada
Gratuito