Eventos /  Exibição la la-ticket green  /  Audiovisual

Concertos Em casa - Sinfonia nº 3, "Eroica" de Beethoven - Filarmônica de Minas Gerais

Descrição

A "Sinfonia Eroica" é um marco fundamental na produção sinfônica do século XIX. Se, antes, o gênero sinfônico servia de entretenimento para a aristocracia, a Terceira Sinfonia de Beethoven apresenta-se como uma música para toda a humanidade.

Escrita entre 1802 e o início de 1804, o compositor inspirou-se nos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revolução Francesa para criar a mais longa e complexa sinfonia escrita até então.

O título da Terceira era "Sinfonia grande, intitulada Bonaparte". Porém, quando Napoleão autoproclamou-se Imperador dos Franceses, em maio de 1804, Beethoven, decepcionado e enfurecido, apagou essa dedicatória com tanta força que rasgou o papel.

A Terceira teve sua primeira apresentação pública em Viena, no dia 7 de abril de 1805, sob a regência do próprio Beethoven. A obra foi publicada em 1806 com o nome de "Eroica", numa demonstração de repúdio ao falso libertador que, ao chegar ao poder, assume o seu controle de forma totalitária.

Na sexta-feira, a partir das 20h30, faça ressoar a triunfal "Eroica" em sua casa, interpretada pela Filarmônica de Minas Gerais pelas mãos de Fabio Mechetti.

Nós nos encontramos em Youtube.

Este projeto é apresentado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Localização
Video

 

Data
A triunfal "Eroica", Sinfonia nº 3 de Beethoven, estreia em sua casa nesta sexta-feira
Entrada
Gratuito