Festival Cultura da Paz

Ícone Descrição

Descrição

A Cultura compreendida como fator de desenvolvimento social e mecanismo para representar e expressar a diversidade dos povos.

É a partir deste pensamento que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Festival Cultura da Paz, lança, nesta quinta-feira (25/11), em seu canal do YouTube, uma série com 223 vídeos.

As produções são resultado do trabalho de artistas e trabalhadores da cultura do estado de Minas Gerais contemplados nos Editais da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais.

A iniciativa integra, também, o Plano Descentra Cultura, da Secult. Todos os conteúdos estarão disponíveis até o dia 31 dezembro de 2021 e poderão ser assistidos também pelas playlists criadas no canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube, apoiadora da iniciativa. “A cultura é o principal elemento de coesão do tecido social.

Em momentos de crise, como o que vivemos e ainda estamos vivendo com a pandemia, é por meio da solidariedade, da empatia, de uma cultura da paz que os seres humanos podem se reinventar e se salvar.

No caso da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais, ela foi resultado de união de forças de todo o Sistema Estadual de Cultura e parceiros, na formação de uma extensa rede de apoio aos setores da Cultura e do Turismo, com a participação e empenho de artistas, trabalhadores e trabalhadoras da cultura na criação de projetos que se desdobram nos mais variados produtos culturais e retratam a produção cultural mineira e a mineiridade em toda sua potência.

A Secult parabeniza todos os participantes do Festival Cultura da Paz”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A partir de uma curadoria que reúne recortes artísticos da produção cultural de diversas regiões de Minas Gerais realizados durante um período emergencial da pandemia, a série foi organizada em seis eixos: “Afromineiridade”, que, no mês da consciência negra, apresenta manifestações mineiras que possuem relação com a cultura afro-brasileira, como a capoeira e o congado; “Mineiridade”, que abarca conteúdos com temáticas tipicamente mineiras e que fazem referência ao estado, como a viola caipira e os cinemas de rua de Belo Horizonte; “Cozinha Mineira”, que traz receitas relacionadas à história e à cultura de Minas Gerais; “Educativo”, que oferta conteúdos com cunho educativo, como oficinas de brincadeiras de crianças e aulas de instrumentos musicais; “Mulheridade”, que aborda questões do universo feminino por meio de histórias de luta e superação; e, por fim, o “Arte Salva”, categoria que engloba diversas apresentações artísticas, resultado do edital lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) em meados de 2020, como auxílio à classe artística durante a pandemia.

Sobre os conteúdos dos seis eixos, há lives, espetáculos de teatro, espetáculos de dança, curtas-metragens, shows, festivais, clipes musicais, conteúdos circenses, conteúdos referentes a estudos acadêmicos, aulas e oficinas artísticas, dentre outros.

Ícone Localização

Localização

online
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
Festival Cultura da Paz exibe, pelo canal da Secult no YouTube, projetos selecionados pela Lei Aldir Blanc em Minas Gerais

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar