Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Audiovisual

Exposição “Mestres Dançantes das Festas de Agosto” - Memorial Vale

Descrição

O Memorial Vale traz nesta semana, de 11 a 20 de novembro, atrações que celebram o dia e o mês da Consciência Negra. Saraus literários e musicais também são destaque.

As apresentações continuam online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, feitas pelo Youtube e disponíveis nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e também no site.

17/11 – EXPOSIÇÃO “MESTRES DANÇANTES DAS FESTAS DE AGOSTO”, POR CLEITON FRANCISCO DA CRUZ

Dia 17 de novembro, a partir das 11 horas, o artista plástico montesclarense Cleiton Francisco da Cruz abre no site do Memorial Vale a exposição “Mestres Dançantes das Festas de Agosto”, com imagens inspiradas nas festas de agosto de Montes Claros.

O artista reproduz em suas telas os elementos simbólicos da festa e seus mestres, como fitas e cores, sons dos tambores e viola a tocar.

O mês de agosto em Montes Claros é tempo de catopês, marujos e caboclinhos que saem às ruas com seus cantos em devoção ao Divino Espírito Santo, Santo Expedito e Nossa Senhora do Rosário.

O artista, que também é contramestre da marujada, reproduz os elementos simbólicos das festas que preservam essa manifestação cultural popular e tradicional que acontece em Montes Claros há mais de 170 anos.

Nessa exposição, Cleiton Cruz, na maioria de suas obras, utiliza como suporte para sua composição artística objetos artesanais. Esteiras e peneiras de palha, produtos que permeiam o imaginário popular, com raízes na cultura indígena, transformam-se em telas para receber os personagens de uma das mais importantes expressões da religiosidade e da cultura afro-brasileira presentes em Minas Gerais.

A exposição segue até dia 17 de dezembro, e faz parte do projeto “Gerais Cultura de Minas” do Memorial Vale. Cleiton Cruz é artista visual. Nasceu e reside em Montes Claros. É contra-mestre da Primeira Marujada das Festas de Agosto de Montes Claros. Graduado em história, cursa Artes Visuais na Universidade de Montes Claros.

Desenha desde os 13 anos, mas somente há seis anos começou a compartilhar suas obras e realizar suas exposições; atualmente faz parte da Associação de Artistas Plásticos de Montes Claros e, além das pinturas, é ilustrador e quadrinista.

Localização
online