Dos dias 5 de dezembro de 2022 (segunda-feira) até 10 de dezembro de 2023 (sábado), a área externa do Parque Municipal Américo Renné Gianetti recebe as fotografias do projeto “Gente de Bicas”, realizado pelo fotojornalista mineiro Marcelo Horta.
Celebrando a XII Semana de Direitos Humanos e o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de dezembro), a mostra reúne 30 imagens realizadas na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, na cidade de São Joaquim de Bicas.
As imagens retratam mulheres trans em privação de liberdade na primeira penitenciária do a receber pessoas LGBTQIAP+.
Após o período de exposição no Parque Municipal, a mostra segue para a área externa do Museu Mineiro e Arquivo Público Mineiro, permanecendo de 13 de dezembro de 2022 (terça-feira) até 2 de janeiro de 2023 (segunda-feira).
O objetivo da mostra é sensibilizar a população mineira, assim como as instituições públicas e privadas, promovendo o debate sobre o respeito aos direitos humanos.
A proposta é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a sociedade civil. Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado, apresentam Gente de Bicas, que tem correalização da APPA, Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, ArcellorMittal, AngloGod Ashanti e Usiminas, por meio das leis estadual e federal de incentivo à cultura.