Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Cultural

Exposição Mundos Indígenas - online | Espaço do Conhecimento UFMG

Descrição

Tehêys do Povo Pataxoop: Espaço do Conhecimento UFMG disponibiliza, virtualmente, desenhos-narrativa presentes na Exposição Mundos Indígenas 

Belo Horizonte, 26 de julho de 2022 - Na exposição Mundos Indígenas, em cartaz no Espaço do Conhecimento UFMG desde dezembro de 2019, curadoras e curadores indígenas de cinco povos – Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Tikmῦ’ῦn (Maxakali) e Pataxoop – nos convidam a conhecer seus mundos. É fato que a história dos povos indígenas não é uma só. A magnitude de nosso país, grande como um continente, possibilita que abriguemos populações plurais, com costumes e tradições diversas. Sob a finalidade de permitir que parte das narrativas continuem se expandindo para além da presencialidade do museu, o Espaço do Conhecimento UFMG disponibilizou virtualmente, neste mês, alguns dos Tehêys do povo Pataxoop. 

O tehêy, que é um instrumento para a pesca, é representado na exposição de curta duração Mundos Indígenas como uma forma de pescaria de conhecimento, um material didático do ensino Pataxoop. Para Liça Pataxoop, uma das curadoras da exposição, a escrita é imagem e, através dos tehêys, as crianças de Muã Mimatxi, aldeia no município de Itapecerica, Minas Gerais, aprendem sobre valores da vida e da natureza, pescam conhecimento, alegria, identidade, cultura, convivência e força.

No YouTube, o Espaço do Conhecimento UFMG disponibiliza uma série de 6 animações que contam com a narração dos Tehêys de Liça Pataxoop. No SoundCloud, outros 12 áudios de desenhos-narrativas relativos ao jogo “O Grande Tempo das Águas”, feitos por professores e alunos da Escola Indígena Pataxoop Muã Mimatxi, também foram disponibilizados.

Série de Tehêys de Liça Pataxoop (Animação): https://bit.ly/3Pj0iQ1 

Áudios dos Tehêys (Jogo ‘O Grande Tempo das Águas’): https://bit.ly/3aR3T9a 

Localização
Virtual.
Centro-Sul
Informações
Horários
Virtual
Entrada
Gratuito
Você também pode se interessar