O artista negro Márcio Silva, fotógrafo e produtor cultural, abre na midiateca do Memorial Vale, no dia 8 de dezembro, sua 2ª edição fotográfica com o tema “Rainhas Negras”.
A exposição conta com imagens que retratam a beleza e a força das mulheres negras, celebrando sua história, ancestralidade, diversidade, e contribuindo para a visibilidade das mulheres negras na sociedade.
Uma oportunidade de refletir sobre a importância da representatividade negra na sociedade.
A exposição segue até o dia 5 de fevereiro de 2023.
A exposição conta com uma série de 22 obras fotográficas artísticas e conceituais produzidas pelo artista Márcio Silva, em parceria com as maquiadoras Camila Sampaio, Lucy Vianini e Nayuri Leandra, e apresenta um olhar inovador sobre a beleza.
As imagens abordam temas como a representação da mulher na sociedade, o corpo e a beleza idealizada e a construção da identidade feminina.
A série é composta por fotografias que misturam elementos de fantasia e realidade, criando um mundo onde a beleza é celebrada de forma diversa e inclusiva.
Todas as 20 obras contam ainda com um áudio descritivo e poético, assinado pelo cantor e compositor Rafael Prates, que em parceria com o artista Márcio Silva, pensou a inclusão participativa de deficientes visuais, além de ampliar a experiência contemplativa do grande público.
A Exposição integra o projeto Diversidade Periférica, que tem curadoria de Patrícia Alencar.