Eventos /  Exposição la la-ticket green  /  Cultural

Exposição: "Sertão Mundo" - Espaço do Conhecimento UFMG

Descrição

De 23 a 31 de julho de 2021, será realizado o 53º Festival de Inverno da UFMG, por meio da Diretoria de Ação Cultural (DAC), com o tema "Escutas e Vozes dos Brasis".

O Espaço do Conhecimento UFMG participa da programação com a abertura da nova exposição temporária "Sertão Mundo", no dia 30 de julho.

Sertão Mundo foi concebida para o ambiente virtual e tem como referência o Sertão, esse lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa.

Através de uma viagem pelo Sertão e por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, sonoridades, artes visuais e literatura, será possível apreciar escutas e vozes de muitos Brasis.

A exposição pretende revelar ao visitante desdobramentos do universo rosiano, pedindo sua atenção, estimulando sua percepção, envolvendo-o em um labirinto e quem sabe transportando-o para outros lugares, levados pelo acaso de um redemoinho.

Ressalta-se o caráter educativo e cultural das instalações e de toda a exposição.

A curadoria é de Claudia Campos Soares (professora da Faculdade de Letras da UFMG), Dânia Lima (arquiteta e assessora do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG); Diomira Ma. C. P. Faria (professora do Instituto de Geociências da UFMG e Diretora Científico-Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG); e Maurício Gino (professor da Escola de Belas Artes da UFMG e Coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG).

A exposição será lançada em uma live no YouTube (www.youtube.com/espacoufmg), no dia 30 de julho, das 19h30 às 21h, com a participação da Reitora da UFMG, Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, de autoridades convidadas e dos curadores.

O detalhamento da programação estará disponível no site do Espaço do Conhecimento (www.ufmg.br/espacodoconhecimento) e do Festival de Inverno (www.ufmg.br/festivaldeinverno).

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e o apoio de Aliança Francesa, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu de Arte da Pampulha e do Museu Casa Guimarães Rosa.

Localização
online
Data
a
a
Espaço do Conhecimento UFMG inaugura, em julho, a exposição temporária "Sertão Mundo", dentro da programação do
53º Festival de Inverno da UFMG
Entrada
Gratuito