Belo Horizonte recebe, a partir desta quarta-feira (16), a mostra “BH Humor na Copa”, que une futebol e bom humor, duas paixões nacionais.
A exposição traz charges, cartuns, histórias em quadrinhos, tiras e caricaturas de 33 artistas.
São vários desenhos com a temática do futebol em várias leituras e abordagens.
O evento, organizado pelos Cartunistas Mineiros Associados (Cartuminas), terá abertura oficial na cervejaria Galpão Flor do Campo, no Santa Efigênia, às 19h.
O público pode visitar as obras de arte entre 16 e 18 de novembro em dois lugares: pela manhã no Mercado Central e à noite no Galpão Flor do Campo.
Serão expostas artes de 29 desenhistas mineiros, além de quatro convidados de outros estados.
A mostra vai abordar diferentes pontos de vista sobre o mundo do futebol, desde os craques da bola até os cartolas. "A expectativa é muito grande.
Depois de tanto tempo sem ter um evento de humor gráfico em BH, após um período difícil que a gente passou, estamos chamando o evento de 'momento respiro'", disse o cartunista Lute, um dos organizadores da exposição. "Humor e futebol sempre estiveram muito próximos, sempre foi característica do nosso povo.
E a gente conseguir juntar essas duas coisas me faz pensar que vai ser muito bom", completou. Homenagens
A exposição faz também uma homenagem a grandes desenhistas que faleceram recentemente, como Son Salvador (1948-2019), Nani (1951-2021) e Afo (1943-2016) e mestres dos traços, como Fernando Pieruccetti (1910-2004), mais conhecido como Mangabeira, que ficou marcado pela criação dos mascotes dos principais clubes de Minas: Galo (Atlético), Raposa (Cruzeiro) e Coelho (América).
Painel interativo No Mercado Central, um dos palcos para a exposição, o público terá contato com um painel interativo com as caricaturas.
Nele o visitante poderá figurar entre os maiores jogadores de futebol da história e fazer uma fotografia ao lado dos maiores craques brasileiros da história das Copas do Mundo.