Uma grande mostra de fotografias vai espalhar pela capital mineira os registros feitos pelos moradores de Belo Horizonte selecionados pelo projeto "Ar Livre".
As fotos da "Ar Livre Mostra de Fotografias de Belo Horizonte" são exibidas nos totens instalados nos postos de ônibus espalhados por diversas regiões da cidade. Do total de 3274 fotos inscritas, foram selecionadas 62 que podem ser vistas em 186 pontos.
As fotografias exibidas nos painéis conterão um código QR, que as ligará ao instagram @arlivrebh, de acesso livre e gratuito, no qual será apresentada toda a mostra. As obras serão vistas com informações do(a)s fotógrafos, o mapa dos locais de exibição, bem como a apresentação e a ficha técnica do projeto.
A direção e coordenação geral da "Ar Livre Mostra de Fotografias de Belo Horizonte" é do fotógrafo e diretor de audiovisual João Vargas Penna, que idealizou o projeto durante a pandemia do coronavírus. Vendo que as pessoas não poderiam se reunir, teve a ideia de ocupar a cidade com as fotografias na escala das cidades e sobre as cidades. As mais de três mil fotos foram enviadas de todas as regiões da cidade.
A coordenação da curadoria da mostra "Ar Livre" é assinada pelo fotógrafo Eugênio Sávio, que acumula uma grande experiência como professor e diretor de festivais de fotografia. Compõem a curadoria o professor da Guignard e artista plástico Marco Paulo Rolla e Ana Karina, professora de fotografia da UFMG. De acordo com Vargas, a ideia foi chamar os professores com experiência em fotografia e artes visuais que têm esse olhar para a diversidade.
*No dia 26 de julho, uma semana depois do lançamento do projeto, será realizada live com os curadores na página do instagram @arlivrebh, a partir das 19 horas.