22ª Edição: Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG

Ícone Descrição

Descrição

A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG ocupa, pela 22ª vez, o campus Pampulha, na Praça de Serviços.

Organizada pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, a feira, que será realizada de 8 a 13 de maio, apresenta uma amostra representativa da vasta produção de artesanato, arte, bordado, tecelagem e outros bens culturais da região do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais.

A entrada é gratuita e aberta a toda a população.

Todos os anos, a UFMG realiza o evento com o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho dos artistas do Vale e ampliar o diálogo entre artesãos e artistas da região, universidade e comunidade local, além de ampliar as possibilidades de comercialização de seus produtos com um preço atrativo para os moradores da capital mineira.

Para a maioria dos participantes, a Feira promovida pela UFMG é hoje o melhor local de vendas em âmbito nacional.

Em 2023, é esperada a participação de cerca de 90 expositores, representantes de 28 municípios e 45 associações de artesanato do Jequitinhonha. “Neste ano, voltaremos a realizar a Feira em seu período tradicional, que é a semana que antecede o Dia das Mães.

Teremos também o retorno de alguns artesãos conhecidos que não puderam vir em setembro de 2022 em razão de compromissos anteriormente assumidos”, explica o produtor cultural Sérgio Diniz, coordenador da feira.

Segundo a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o artesanato produzido no Vale do Jequitinhonha é um patrimônio cultural de Minas Gerais que precisa ser valorizado. “A UFMG tem muito orgulho de organizar essa feira há duas décadas.

É um evento consolidado em nosso calendário, realizado mesmo durante a pandemia (de forma virtual). Temos consciência de que a feira desempenha um papel importante na vida dos artesãos e das pessoas que vivem no Jequitinhonha.

A cultura é parte da identidade de um povo, e uma universidade pública como a nossa tem o compromisso de garantir condições para que ela se fortaleça e se perpetue para as gerações vindouras”, reflete a reitora. Maria das Dores Pimentel Nogueira, coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, explica que “a parte financeira é importante, sim. Mas é mais do que isso, é um espaço de encontro, de troca de saberes.

Alguns artesãos só se encontram aqui na feira, uma vez por ano.

E é, também, um espaço de encontro entre o saber tradicional e o saber científico. Além disso, a comunidade universitária acolhe a comunidade do Vale do Jequitinhonha com muito carinho”.

A Feira de Artesanato também terá programação cultural durante toda a semana, com apresentações musicais, além de exposição e homenagem ao religioso Frei Chico, um dos principais pesquisadores da cultura popular da região, falecido em janeiro de 2023, aos 83 anos.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Praça de Serviços do campus Pampulha - Avenida Antônio Carlos, 6.627 - Pampulha
Pampulha
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
Evento deve reunir 90 expositores de 28 municípios em sua 22ª edição e homenageia Frei Chico, principal pesquisador da cultura popular do Vale.

Entrada

Gratuito
Ícone Promoção

PROMOÇÃO

Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult)
Ícone Realização

REALIZAÇÃO

Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult)
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar