A Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG ocupa, pela 22ª vez, o campus Pampulha, na Praça de Serviços.
Organizada pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, a feira, que será realizada de 8 a 13 de maio, apresenta uma amostra representativa da vasta produção de artesanato, arte, bordado, tecelagem e outros bens culturais da região do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais.
A entrada é gratuita e aberta a toda a população.
Todos os anos, a UFMG realiza o evento com o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho dos artistas do Vale e ampliar o diálogo entre artesãos e artistas da região, universidade e comunidade local, além de ampliar as possibilidades de comercialização de seus produtos com um preço atrativo para os moradores da capital mineira.
Para a maioria dos participantes, a Feira promovida pela UFMG é hoje o melhor local de vendas em âmbito nacional.
Em 2023, é esperada a participação de cerca de 90 expositores, representantes de 28 municípios e 45 associações de artesanato do Jequitinhonha. “Neste ano, voltaremos a realizar a Feira em seu período tradicional, que é a semana que antecede o Dia das Mães.
Teremos também o retorno de alguns artesãos conhecidos que não puderam vir em setembro de 2022 em razão de compromissos anteriormente assumidos”, explica o produtor cultural Sérgio Diniz, coordenador da feira.
Segundo a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o artesanato produzido no Vale do Jequitinhonha é um patrimônio cultural de Minas Gerais que precisa ser valorizado. “A UFMG tem muito orgulho de organizar essa feira há duas décadas.
É um evento consolidado em nosso calendário, realizado mesmo durante a pandemia (de forma virtual). Temos consciência de que a feira desempenha um papel importante na vida dos artesãos e das pessoas que vivem no Jequitinhonha.
A cultura é parte da identidade de um povo, e uma universidade pública como a nossa tem o compromisso de garantir condições para que ela se fortaleça e se perpetue para as gerações vindouras”, reflete a reitora. Maria das Dores Pimentel Nogueira, coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, explica que “a parte financeira é importante, sim. Mas é mais do que isso, é um espaço de encontro, de troca de saberes.
Alguns artesãos só se encontram aqui na feira, uma vez por ano.
E é, também, um espaço de encontro entre o saber tradicional e o saber científico. Além disso, a comunidade universitária acolhe a comunidade do Vale do Jequitinhonha com muito carinho”.
A Feira de Artesanato também terá programação cultural durante toda a semana, com apresentações musicais, além de exposição e homenagem ao religioso Frei Chico, um dos principais pesquisadores da cultura popular da região, falecido em janeiro de 2023, aos 83 anos.